O azeite mais premiado do Sul de Minas é produzido no coração da Serra da Mantiqueira, na cidade mais fria do estado: Maria da Fé.
O azeite Monasto é produzido na Fazenda Santa Helena, a 1650 metros de altitude, e tem mais um feito inédito: o único olival do mundo a produzir mais de uma vez no mesmo ano - e duas vezes, em 2020 e 2022.
Qual o segredo de tanto sucesso?
Oliveira da Fazenda Santa Helena, em Maria da Fé
A proprietária Rosana Chiavassa começou em 2019 com a missão de restaurar o olival que estava descuidado há algum tempo.
A história foi contada à Itatiaia por Ulisses Ferreira, gestor da Fazenda Santa Helena. Ele explica que Rosana, sem saber se daria certo e se conseguiria uma boa - ou alguma - produção na próxima safra, precisava motivar seus funcionários para o duro trabalho. O olival conta com 12 hectares e 3200 árvores, as oliveiras.
Ulisses conta que a proprietária sempre gostou de ouvir música e sugeriu que os funcionários ouvissem música nos fones de ouvidos para animar e inspirar o cuidado com cada oliveira.
Ele narrou que após a primeira colheita de abril de 2020, Rosana percebeu que a música tinha funcionado no empenho dos funcionários e pensou “por que não tentar com as oliveiras também?”
"É claro que elas não vão ouvir mas elas sentem a vibração da música”, disse o gestor Ulisses Ferreira à Itatiaia.
Ainda em 2020 foram instaladas 70 caixas de som por toda a fazenda no meio das oliveiras. Desde então, a música fica ligada 12 horas por dia, de 6h às 18h.
— Itatiaia (@itatiaia) May 26, 2025
E o resultado com as “oliveiras encantadas” foi o melhor possível: uma safra e mais uma mini safra no mesmo ano duas vezes, em 2020 e 2022, considerando o fator bienalidade - um ano bom e um ano ruim (com produção menor). O feito não foi repetido em 2024 devido às condições climáticas adversas. “Só não tivemos duas colheitas porque a gente não teve inverno, o Brasil não teve frio”, afirmou Ulisses.
Até o ano passado, as oliveiras “ouviam” exclusivamente música clássica, mas segundo Ulisses, a proprietária Rosana está fazendo teste de outros estilos.
“Esse ano a gente tá fazendo testes com vibrações diferentes de música, como cantos gregorianos, erudito, barroco, música cantada. A gente tá fazendo testes pra gente ver como que vai ser a nossa colheita do ano que vem, como elas vão responder”, contou Ulisses Ferreira.
Azeite Monasto, o mais premiado do Sul de Minas
Música é a chave do Monasto?
“Não acreditamos que foi sorte de principiante, e sim que a musicoterapia tem influência na produção das nossas oliveiras”, afirmou o gestor da Santa Helena.
Além disso, Ulisses contou que ainda não tem uma comprovação científica mas acredita que não precisa porque está dando certo com o Monasto.
Reconhecimento e premiações
O azeite Monasto, o mais premiado do Sul de Minas, foi o primeiro azeite brasileiro reconhecido com o selo “Certifica Minas”, concedido pelo Instituto Mineiro Agrícola (IMA) que atesta a excelência e a qualidade do produto.
Além de conquista nacionais, o Monasto acumula nove premiações internacionais. A última conquista foi Medalha de Ouro na Competição Internacional de Londres.
Veja os outros títulos:
- Olio Nuovo Days, Paris 2021: - Ouro na categoria Sensory Awards South Hemisphere
- Olio Nuovo Days, Paris 2021: PRIX DE L’ORIGINALITÉ (Uniqueness Award) na categoria Design Awards – The Bests of the Southern Hemisphere 2021, pelo trabalho de design.
- NYIOOC World Olive Oil Competition, New York 2021: Medalha de ouro.
- NYIOOC World Olive Oil Competition, 2022: Medalha de ouro
- Athena International Olive Oil Competition (ATHENA IOOC), 2021: Double Gold
- TerraOLivo Mediterranean IOOC, Israel 2022: Grand Prestige Gold
- Olive Istanbul IOOC, Istanbul 2022: Medalha de Ouro
- EVO International Olive Oil Contest, 2022 Itália: Medalha de ouro
- London IOOC 2024: medalha de ouro
Além do azeite
Além do olival “encantado”, a Fazenda Santa Helena conta com atividades de lazer diversas, para todos os grupos e idades, como trilhas na Mata Atlântica de altitude, visitação ao olival, degustação de um dos azeites mais premiados do país, espaço gourmet, Picnic com avistamento do pôr do sol, espaço para meditação (círculo sagrado) e, até mesmo, atividades de astronomia.
Trilha na Mata Atlântica pela Fazenda Santa Helena, em Maria da Fé
*Repórter viajou ao Sul de Minas a convite do Sebrae Minas