A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) prestou homenagem a Joal Brazzale Leal, um dos maiores nomes da pecuária nacional e um dos precursores da raça Braford no Brasil, durante o 9º Congresso Mundial Braford. A cerimônia foi marcada pela entrega de uma placa, reconhecendo sua contribuição ao setor e ao desenvolvimento da pecuária brasileira.
Joal Brazzale Leal, que já havia sido nomeado Embaixador do Mundial Braford e teve a pista de julgamento do evento batizada com seu nome, recebeu a homenagem como uma forma de relembrar sua trajetória de mais de 50 anos de trabalho em prol da pecuária. Além disso, Leal também foi presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB.
Médico veterinário por formação, Leal tem uma carreira marcada por importantes contribuições à pesquisa agropecuária, especialmente no fortalecimento das raças bovinas europeias e sintéticas. À frente da Embrapa Pecuária Sul por mais de uma década, seu trabalho de inovação e desenvolvimento de práticas sustentáveis elevou a qualidade da carne brasileira e posicionou o Brasil como referência mundial.
Trajetória
Leal é um pesquisador reconhecido no Brasil e países vizinhos por sua colaboração para o desenvolvimento da pecuária de corte, especialmente pela dedicação à consolidação das raças sintéticas Braford e Brangus. Natural de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, formou-se em Medicina Veterinária no ano de 1963, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; em 1971, obteve o título de mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Seu ingresso na pesquisa agropecuária se deu em 1964, no Ministério da Agricultura e Pecuária, atuando na Fazenda Experimental Cinco Cruzes, em Bagé (RS), que em 1975 foi transformada na Embrapa Pecuária Sul, onde atua profissionalmente até hoje, com foco em áreas como reprodução animal, produção animal, inseminação artificial e melhoramento genético.