Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Emater-MG lança cartilhas virtuais gratuitas sobre café orgânico e produção de pitaya; saiba mais

Materiais abordam temas da Agroecologia, Fruticultura e Comercialização. Comitê Editorial faz a gestão das publicações

Cartilhas Novas .jpg

Novas cartilhas já estão disponíveis no site da Emater-MG

Divulgação Emater-MG

Que tal aprender mais sobre café orgânico? Ou conhecer particularidades da produção de pitaya, fruta super nutritiva que vem ganhando espaço em Minas? Esses e outros dois assuntos são temas de quatro novas cartilhas lançadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) sua Livraria Virtual. Os outros temas são: Técnicas Nucleadoras para Recuperação de Áreas Degradadas e Produção Programada de Alimentos na Perspectiva de Comercialização para o Pnae (Porgrama Nacional de Produção de Alimentos. Os materiais podem ser acessados gratuitamente ao clicar no banner da Livraria Virtual, no site www.emater.mg.gov.br.

Café exige adequações

Na área da Agroecologia, a cartilha sobre café orgânico apresenta as adequações necessárias para implementar na propriedade, documentos e registros que permitam a rastreabilidade da produção e como obter a certificação. O material também relata sobre a “construção” da fertilidade do solo, como fazer a adubação da lavoura, o controle de pragas e doenças e outras práticas para o cultivo do café orgânico.

“Em Minas Gerais, muitas cooperativas de café já aderiram à certificação e comercialização de café orgânico, o que facilita e estimula a produção orgânica entre seus cooperados. A produção de café em sistema orgânico tem um grande potencial de reduzir a contaminação do meio ambiente, da água e dos alimentos, promover a saúde das famílias envolvidas na produção e também de gerar renda”, afirma Lucas Muzzi Machado Diniz, autor da cartilha da Emater-MG.

Pequenas ‘ilhas’ de grande diversidade

Outra publicação na área de Agroecologia é a cartilha Técnicas Nucleadoras para Recuperação de Áreas Degradadas. A nucleação consiste em criar pequenas “ilhas” com grande diversidade de espécies na área a ser recuperada, possibilitando a regeneração do local. O extensionista da Emater-MG e autor da cartilha, Ian Leal Lacerda, explica sobre as técnicas para atrair animais dispersores de sementes, como fazer o controle de plantas daninhas, o plantio de espécies vegetais nativas, entre outros manejos.

Cultivo de Pitaya ganha espaço em Minas

Pitaya Pixabay.png

A Pitaya produz por aproximadamente 15 anos

Pixabay

Na área de Fruticultura, a novidade na Livraria Virtual é a cartilha sobre Cultivo da Pitaya. A fruta vem ganhando espaço em Minas Gerais e pode produzir por aproximadamente 15 anos. A pitaya é rica em vitaminas e fibras, excelente qualidade digestiva e baixo teor calórico. Os autores Jader Murta e Gilmar de Oliveira explicam como preparar o solo, fazer a seleção das mudas, a adubação e o plantio.

A pitaya é uma planta trepadeira, por isso precisa ser tutorada, com suporte para os ramos. As podas são necessárias em diferentes fases da cultura. A cartilha também contém informações sobre controle de pragas, doenças e plantas daninhas e até sobre polinização.

Como produzir pensando no Pnae?

Já para os interessados em comercializar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a Emater-MG preparou uma cartilha explicando como o agricultor pode se programar, escolher o que vai produzir e os cuidados que devem ser tomados para a venda dos produtos. A publicação aborda desde hortaliças e frutas, até grãos, pescados, carne de frango, ovos e mel.

Em diversos municípios o Pnae se tornou um importante meio de comercialização para os agricultores familiares. A lei que regulamenta o programa estabelece que o mínimo 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Variedade de publicações

A Livraria Virtual da Emater-MG conta com mais de 130 publicações técnicas. A maioria é produzida por especialistas da própria empresa em suas respectivas áreas de atuação. As publicações são voltadas para o público geral, mas principalmente produtores rurais e profissionais do setor agropecuário. A Livraria Virtual é dividida por temas: Agricultura Familiar, Agroecologia, Agroindústria, Alimentação, Bovinocultura, Café, Criações, Culturas, Fruticultura, Meio Ambiente, Metodologia Participativa, Olericultura, Organização e Mercado e Silvicultura.

A Emater-MG possui também um Comitê Editorial composto por funcionários de diversas áreas da empresa, de todos os polos regionais do estado. A função do comitê é fazer a gestão das publicações técnicas da Emater-MG. O grupo avalia o conteúdo que será disponibilizado, planeja as publicações que serão lançadas durante o ano e identifica as áreas em que há demandas para novas publicações.

A Agência Minas é um portal de notícias mantido pelo governo do Estado de Minas Gerais que divulga as ações de governo e prestação de serviços ao consumidor do serviço público.
Leia mais