Ouvindo...

Times

Precisando comprar gado? Leilões ‘temporões’ podem ser boa opção; saiba por que

Leilão de Fêmeas do Espinhaço e 1ºLeilão de Reprodutores Nelore AB são algumas das opções. Black Friday Girolando vai até 20 de dezembro e inclui descontos em registros e multas

Tradicionalmente, finais de ano, não são uma época forte na realização de leilões de gado. O assessor e especialista no assunto, Fábio Miziara, explica que isso acontece porque nesse período do ano, os grandes eventos em que incluem grandes leilões - como a Expozebu e a Expogenética, em Uberaba - já aconteceram. Mesmo assim, podem surgir “boas surpresas” e quem está precisando comprar gado, deve ficar de olho em boas oportunidades.

Na próxima segunda-feira (4), por exemplo, será realizado o Leilão Fêmeas Espinhaço, evento chancelado pelo Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro). O remate terá início às 20h (horário de Brasília) e será transmitido pelo Canal do Criador e Lance Rural, com retransmissão pela Remate Web.

Durante a ocasião, serão comercializadas 120 fêmeas da raça Nelore PO, todas com Registro Genealógico Definitivo (RGD) certificado pela ABCZ, além de exames negativos para brucelose e tuberculose. Quem quiser mais informações, deve entrar em contato por telefone ou e-mail: (66) 9.9607-2307 / tecnico100@abcz.org.br. 🐃🦬🐃🦬🐃🦬

Fábio Miziara explica que, nem sempre, os melhores leilões vão estar sob a chancela de alguma associação. Mas essa ‘assinatura’ não deixa de ser uma garantia da procedência e qualidade dos animais. Outra dica é preferir ‘as vacas da estação’, de preferência as paridas, porque isso significa que elas estão saudáveis, produzindo leite e em boa fase reprodutiva. Outra vantagem dos leilões, segundo Miziara, são as formas facilitadas de pagamento e o frete incluído. “Em geral, você compra parcelado e recebe o animal na sua propriedade”.🐮🐮🐄🐮🐮🐄

Sob a chancela do Pró-Genética

No dia 10 de dezembro, a Associação Brasileira dos Produtores de Gado Zebu (ABCZ) promove o 1º Leilão de Reprodutores Nelore AB, pregão homologado pelo PMHZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e chancelado pelo Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro). O evento terá início às 13h, no Parque de Exposições de Jequitinhonha, com transmissão pelo Canal do Campo.

Serão comercializados 50 exemplares das raças Nelore PO e Guzerá PO, todos com RGD (Registro Genealógico Definitivo) certificado pela ABCZ, exame andrológico positivo e exames negativos para brucelose e tuberculose.

Para mais informações, entre em contato por telefone ou e-mail: (33) 9.9936-1279 / (33) 9.9961-0611 / (33) 9.9972-5164 / (31) 9.8447-6319 / labalaguna@hotmail.com / glauciaheitmann@gmail.com. 🐃🦬🦬🦬🦬🦬🐃

Black Friday Girolando

A promoção Black Girolando está de volta. Este ano, a Associação Brasileira do Criadores de Girolando oferece uma série de descontos no Serviço de Registro Genealógico e condições especiais para pagamento de multas. A promoção vai até 20 de dezembro e é voltada para associados da entidade.

Para os serviços de registro, os descontos vão de 5% a 10%, no caso de pagamento à vista, e de 3% a 8% para os pagamentos parcelados. O percentual varia conforme total de animais aptos para CGN/RGN e CGD/RGD (Livro Fechado), ou seja, quanto mais animais forem registrados, maior será o desconto. Dúvidas sobre o percentual a ser aplicado serão esclarecidas pelos técnicos da entidade.

A promoção ainda será aplicada na redução do valor das multas por atraso no envio das comunicações de cobertura e nascimento (CDC e CDN), enviadas à associação entre o período até 20 de dezembro de 2023. Neste caso, todas as comunicações enviadas por atraso, independentemente do tempo em que estiver fora do prazo, serão taxadas no valor simbólico de um centavo de real, por animal.

Os interessados devem entrar em contato com a equipe Técnica da Girolando e agendar a visita para aproveitar os descontos da Black Girolando.

Outras informações podem ser obtidas pelo whatsapp da Girolando: (34) 3331-6000 ou pelo e-mail girolando@girolando.com.br.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais