Ouvindo...

Simpósio vai discutir as cadeias dos leites, que não sejam de vaca; entenda

Congresso, organizado pela Embrapa e Instituto Cândido Tostes, em Juiz de Fora acontece na próxima sexta-feira (24)

A produção do leite de cabra será um dos temas de discussão do simpósio

Pela primeira vez na história da pecuária leiteira em Minas, será realizado um evento sobre leite que não inclui leite de vaca. A bola da vez, é a produção de búfalas, cabras e ovelhas. O 1º. Simpósio Tecnológico de Leite de Diferentes Espécies (TecnoLeiteS), acontece na próxima sexta-feira (24), em Juiz de Fora. A iniciativa é do Instituto Cândido Tostes (Epamig/ILCT) e da Embrapa Caprinos e Ovinos - Núcleo Sudeste, com o objetivo de debater peculiaridades do mercado, processamento, comercialização e legislação referentes às cadeias de leite de animais, como búfala, cabra e ovelha.

A pesquisadora e professora da Epamig ILCT Isis Renhe, que coordena a Comissão Organizadora junto com Carolina Viana e Kely Correa (também pesquisadoras e professoras da Epamig) e Izabel Carneiro (pesquisadora da Embrapa), disse ser necessário voltar os olhos para as especificidades da produção de mamíferos não-bovinos por ser um segmento em contínua ascensão no país, mas cheio de desafios. Um deles, o fato de existirem poucas tecnologias específicas para os diferentes sistemas de produção.

“Relata-se que muitas das tecnologias adotadas pela caprinocultura e ovinocultura leiteira foram desenvolvidas para bovinos e adotadas ou adaptadas à realidade desses sistemas de produção, o que pode concorrer para um baixo desempenho produtivo e econômico dos rebanhos. A realidade da bubalinocultura não é a mesma dos pequenos ruminantes, talvez por características de volume de produção e pela existência de um público consumidor melhor estabelecido”, argumenta Isis Renhe.

Outros pontos levantados pela organização são a demanda por profissionais capacitados, a necessidade de estudos e de consolidação de conhecimentos sobre essa produção e difundir informações relacionadas à área. “As informações que serão apresentadas e discutidas no evento são importantes não só para a cadeia de lácteos em Minas Gerais, mas para o setor em todo o país”, opinam.

O Simpósio conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) “Recebemos 66 resumos científicos que já foram avaliados. Destes 20 serão apresentados na forma de pôster durante os milk breaks”, finaliza Carolina Viana.

TecnoLeiteS - 1º. Simpósio Tecnológico de Leite de Diferentes Espécies

Data: 24 de novembro (sexta-feira)

Horário: 7h30 às 18h

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno – Centro – Juiz de Fora

(*) Com informações da Epamig

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.