O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, reuniu-se com representantes do governo federal e do setor produtivo para discutir as implicações da importação de derivados do leite no Brasil. O encontro on-line contou com a presença da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Tatiana Lacerda Prazeres, e outras lideranças do segmento.
A reunião foi um desdobramento de um encontro anterior, em 17 de julho, quando os secretários de agricultura dos estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) estiveram em Brasília para tratar do tema com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) apresentaram um estudo sobre os efeitos das compras no exterior na disponibilidade de leite no país. De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2023, as importações representaram o volume equivalente em litros a 9% da disponibilidade aparente de leite inspecionado no Brasil. Esse dado evidencia um impacto direto no preço do leite pago aos produtores, desestimulando a cadeia produtiva do leite.
“Este momento é de extrema importância para que todos os setores governamentais, das esferas estaduais e federal, assim como os envolvidos na cadeia produtiva do leite, estejam unidos em prol do fortalecimento do segmento, para que a atividade seja viável. O leite é essencial para a população e a atividade deve ser preservada”, disse o secretário Thales Fernandes.
Houve um consenso a respeito da necessidade de uma mobilização junto aos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o objetivo de viabilizar uma avaliação das consequências das importações de derivados do leite e a adoção de medidas efetivas para a proteção da pecuária leiteira em todo o território nacional.
Entidades representativas também estiveram presentes nas discussões, incluindo o Sistema Faemg, o Sistema Ocemg, a OCB, a Abraleite e a deputada federal da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, Ana Paula Leão. Juntos, representantes de todas essas entidades, deputados ligados ao agro e centenas de produtores rurais planejam um grande protesto na Câmara dos Deputados, em Brasília, em 16 de agosto.