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Produtores rurais terão canal exclusivo para reclamações na Cemig

Oficialização do canal aconteceu, ontem, na sede da Faemg, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Thales Fernandes

Em caso de interrupção no fornecimento de energia, produtores rurais terão respostas mais assertivas com maior previsibilidade

Agora é oficial. Conforme noticiado pela Itatiaia, em primeira mão, os problemas com a falta de energia elétrica enfrentados por produtores rurais mineiros serão tratados em um canal específico da Cemig. A novidade foi, oficialmente, anunciada, ontem, em reunião na sede da Faemg, em Belo Horizonte. A nova ferramenta será desenvolvida pela Cemig para agilizar o recebimento das demandas do agro.

A estruturação de um canal exclusivo e emergencial ocorre após articulação do Sistema Faemg com o governo de Minas, por meio do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes. O objetivo principal é encontrar alternativas para dar condições adequadas à produção agropecuária. Na prática, a ideia é que, em caso de interrupção no fornecimento de energia, o produtor tenha informações mais assertivas com relação ao tempo de restabelecimento.

“Por exemplo, se cai a energia numa fazenda de leite, o produtor precisa ser informado do tempo médio para o restabelecimento - se serão 24, 36 ou 72 horas - isso ajudaria bastante na tomada imediata de decisão. Se for algo mais complexo e for demorar muito, ele pode solicitar ao laticínio mais urgência na vinda do caminhão para buscar a mercadoria, evitando um prejuízo ainda maior. Só não dá pra ficarmos - como se diz na roça - embaixo do balaio”, disse o presidente da Faemg, Antônio de Salvo.

“Sabemos que isso não resolverá o problema das constantes interrupções de energia. Mas é um suporte, um ‘paliativo’ que ajudará bastante. Continuaremos vigilantes, ativos e cobrando soluções efetivas, que representem um atendimento adequado às demandas dos produtores”, assinalou.

O secretário Thales Fernandes afirmou que o novo canal para receber as queixas dos produtores busca reduzir o tempo de resposta aos episódios de faltas de luz. Estudos realizados pelo Sistema Faemg indicam que propriedades rurais ficam de 4 horas até mais de uma semana sem luz, gerando prejuízos imensuráveis à atividade agropecuária.

“Haverá um canal exclusivo, principalmente nesses atendimentos emergenciais, para que as respostas não demorem tanto. Paralelo a isso, nós também estamos ouvindo as demandas dos produtores sobre novas instalações e na priorização dos maiores polos de produção do estado, para que essas ações sejam feitas imediatamente”, reforçou o secretário.

O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho reconheceu que a companhia precisa avançar para oferecer uma estrutura melhor aos produtores rurais. “Estamos realizando o maior programa de investimentos da história. E dentro desses investimentos, queremos ter um foco muito grande na área rural. Poder entender melhor as demandas, para nós é muito importante. Porque o que queremos é entregar a melhor energia possível ao produtor rural”, argumentou.

Atualmente, a Cemig é responsável por fornecer energia elétrica em 774 municípios mineiros, em uma área que abrange 370 sindicatos de produtores rurais.

(*) Com informações da Faemg.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.