O Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Thales Fernandes, informou à Itatiaia que tem um encontro marcado com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no próximo dia 19 de julho, em Brasília,
Durante audiência de prestação de contas na Assembleia Legislativa, em BH, ele disse que a importação do produto chegou a 10% da produção nacional, quando, historicamente, o normal era um patamar na casa dos 2 ou 3%. “Sabemos que a importação existe, que os acordos bilaterais devem existir e a gente respeita. Mas não como está sendo feito. De certa forma, porteira foi aberta. Estão entrando leites da Argentina, do Uruguai e de outros países. Nós precisamos proteger os nossos produtores, não os de outros países”, falou.
Fernandes disse ainda que quer entender quais são as regras que estão sendo seguidas para a importação e que a reunião com o vice-presidente servirá para entender a questão política: o que está por trás desse acordo. “A importação está afetando o comércio e a produção de leite não só em Minas, mas em todo o país”, pontuou.
O secretário ressaltou que “independente de ideologias” o governo do Estado tem buscado parcerias e recursos com o governo federal para dar continuidade ao crescimento do agronegócio. Esse diálogo tem acontecido de forma restrita, mas tem acontecido”, falou.
Segundo ele, na última sexta-feira, Minas recebeu R$ 10 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos para a agricultura familiar, principalmente para pessoas carentes.”Isso vai dar para comprar 500 toneladas de alimentos, beneficiando dois mil produtores rurais de 150 municípios.