Ouvindo...

Times

Megaleite será aberta com reconhecimento a quem trabalha pelo leite

Evento, considerado a maior Feira de Pecuária Leiteira da América Latina, começa em 7 de junho no Parque da Gameleira

A 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite - Megaleite - no dia 7 de junho, a partir das 9h, no Parque da Gameleira será aberta com homenagens a lideranças do setor que vêm contribuindo para o avanço da pecuária leiteira nacional, entre elas, o governador Romeu Zema (Novo).

Desde o primeiro mandato, ele demonstra afinidade com o segmento rural. Um dos principais programas de sua gestão atual - via Seapa - é o Pró-Genética, que oferece linhas de financiamento para aquisição de touros e vacas por pequenos e médios produtores, com taxas menores e mais prazo para pagar.

Outros homenageados serão lideranças do agronegócio, como o presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo; a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elisabeth Nogueira Fernandes; o presidente da Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto e o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid.

A lista de agraciados conta ainda com a deputada federal Ana Paula Leão (Progressistas) e com os criadores Afonso Celso de Resende, Antonio de Souza Salgueiro, José Afonso Bicalho e Marcos Amaral Teixeira.

“Mais Genética”

Na sequência da entrega do Mérito, as autoridades e o público participarão de um ato simbólico do primeiro registro genealógico de um animal do programa “Mais Genética” e da inseminação artificial de número 200 mil. A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade genética dos rebanhos leiteiros de pequenos produtores, por meio da inseminação artificial gratuita, e é idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira (PL).

Vitrine internacional de genética

Considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023 acontecerá de 7 a 10 de junho e terá mostra e competições com a participação de cerca de 1200 animais das principais raças leiteiras do Brasil: Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Jersey, Simental, Simbrasil e Búfalos. “A Megaleite tem cumprido seu papel de ser uma vitrine internacional da genética leiteira nacional e, a cada ano, apresenta animais de extrema qualidade. Além disso, é a oportunidade de a comunidade conhecer as inovações que vêm ocorrendo no campo para a produção de leite de qualidade”, disse Domício Arruda, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, entidade organizadora do evento.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão acompanhar ainda as inovações da pecuária leiteira que serão apresentadas por cerca de 100 empresas expositoras. Já as crianças poderão visitar a Mini Fazendinha, que terá diversos tipos de animais expostos, permitindo o contato das novas gerações com o campo.

A feira ainda terá palestras técnicas, o Congresso da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, reunião da Câmara Setorial do Leite da CEPA/SEAPA, 6º Encontro Regional Reunião do Conseleite-Minas, reunião da Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG/SENAR. Já a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando fará a publicação dos Sumários de Touros e de Fêmeas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando.

Festival do Queijo e leilões

Para quem gosta de queijo, a Megaleite acontecerá paralelamente ao Festival do Queijo Minas Artesanal e Seminário Técnico do Queijo Artesanal. O público poderá degustar produtos de regiões reconhecidas na produção de queijo artesanal no estado, incluindo vários premiados no Concurso Mundial em Tours na França. Também terá a participação de chefs de cozinha, além da exposição de cafés, azeites, cervejas artesanais, cachaça, mel e outros produtos típicos do estado. O festival é coordenado pela FAEMG.

Na parte comercial, a Megaleite terá oito leilões de bovinos, permitindo aos visitantes adquirirem exemplares de alto valor genético das raças Girolando e Gir Leiteiro. A agenda de remates será de 6 a 9 de junho, com todos os eventos ocorrendo no interior do Parque da Gameleira e com transmissão ao vivo.

A programação completa do evento está disponível no site www.megaleite.com.br.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais