Ouvindo...

Começa o tradicional Circuito Mineiro da Cafeicultura 2023

Ao todo serão dez eventos até o fim do ano em diferentes regiões do estado; Minas Gerais deve colher 27,5 milhões de sacas esse ano

Estudo indica que 50% da safra brasileira do café sairá das lavouras mineiras.

Quem é cafeicultor, vai gostar dessa novidade. A Emater-MG está promovendo deu início, ontem (30) ao tradicional Circuito Mineiro da Cafeicultura 2023, uma série de eventos técnicos, gratuitos, em dezenas de municípios, em todas as regiões produtoras de café de Minas Gerais. O coordenador estadual de Cafeicultura da Emater, Bernardino Cangussú. disse que ideia do Circuito é reunir todos os representantes da cadeia produtiva para uma troca de informações técnicas. São produtores, traders, comerciantes, cooperativas. Os temas são escolhidos por uma comissão e avaliados de acordo com o que está acontecendo no mercado de café. Este ano, por exemplo, discutiremos assuntos como regeneração de solo, sustentabilidade e gestão de propriedades cafeeiras”, explica o coordenador

O primeiro evento aconteceu em São Sebastião do Paraíso, com palestras sobre qualidade com sustentabilidade, novas tecnologias para a cafeicultura, construção da fertilidade no perfil do solo e evolução da qualidade na cafeicultura. A segunda etapa do Circuito será no dia 5 de abril, no município de Nepomuceno, também no Sul do estado. Ao todo serão 30 eventos técnicos até o fim do ano.

Eventos acontece há 20 anos

O Circuito Mineiro da Cafeicultura é promovido pela Emater-MG há mais de 20 anos. A empresa escolhe cidades-polo para sediar as etapas e mobiliza produtores de municípios vizinhos para participar dos eventos. “Todo ano a gente também procura incluir uma nova cidade para sediar uma das etapas”, explica o coordenador da Emater-MG.

Safra 2023

Em 2023, Minas Gerais deve colher 27,5 milhões de sacas (60kg), de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

  • O estudo indica que 50% da safra brasileira do café sairá das lavouras mineiras.

  • Os cafezais estão presentes em, aproximadamente, 450 municípios do estado.

  • As principais regiões produtoras são o Sul de Minas, Matas de Minas, Chapada de Minas e Cerrado Mineiro.

  • O café é o produto agropecuário que movimenta o maior valor de embarques de Minas Gerais para o mercado internacional. Foram US$ 6,9 bilhões em 2022.

(*) Com informações da Emater-MG

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.