Ouvindo...

Contagem ganha o primeiro Centro de Reforma da John Deere na América Latina

Empresa é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura

O novo espaço, localizado em Contagem, custou R$ 2 milhões e tem 515 m².

A partir de agora, produtor rural que precisar de reparos em seu trator, pulverizador ou colhedora de grãos terá mais facilidade. É que a Inova, rede de distribuição de máquinas da John Deere em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, inaugurou o primeiro Centro de Reforma de Componentes (CRC) da marca na América Latina. O novo espaço, localizado em Contagem, custou R$ 2 milhões e tem 515 m² e também atende maquinário para construção civil e mineração.

O diretor de pós-venda do grupo, Eliel Bartels, explica que o novo espaço atenderá inicialmente os componentes da linha amarela, voltados para as áreas de construção e mineração, mas em 2023, o espaço já estará apto a atender todo o portfólio da Inova, que inclui os setores de agronegócio e pavimentação.

“Nossa ideia é chegar a uma redução de custos de até 70% sob o valor do componente novo. Além disso, com as tecnologias empregadas, temos condições de reduzir em até 25% o tempo de reparação. Assim, ficará mais viável o envio de componentes para reparos”.

Redução de Custos e atendimento mais ágil

De acordo com Bartels, muitos clientes ansiavam uma redução de custos e um atendimento mais ágil, para garantir um menor tempo da máquina parada e rentabilizar os investimentos. “Muitas vezes era necessário realizar a troca completa de um componente, o que onerava bastante os custos totais de manutenção, além do tempo necessário para a peça chegar”.

Com a inauguração do Centro, no momento em que o cliente perceber que o equipamento apresentou algum problema, ele poderá entrar em contato com a Inova, que envia um técnico ao local para realizar um diagnóstico mais completo. A John Deere conta ainda com o JDLink™, um sistema de telemetria que disponibiliza informações que podem ser analisadas a partir do Operations Center. Entre seus benefícios está o gerenciamento de dados, que antevêem problemas e otimizam a manutenção, reduzindo consideravelmente o tempo de máquina parada.   

No local, serão oferecidos serviços de desmontagem, inspeção, elaboração de relatórios técnicos, montagem e teste de performance para reparar os motores, eixos e transmissões das máquinas. Outro diferencial será o incentivo a ações sustentáveis por meio da utilização de peças remanufaturadas. Com a análise feita pelo CRC, o cliente poderá optar por uma peça totalmente nova ou retrabalhar o elemento que está danificado, restaurando o seu uso, reduzindo o custo e geração de lixo. O novo centro contará com 25 colaboradores externos que passaram por mais de 300 horas de treinamento.

Sobre a John Deere

A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.