A 10ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), marcada para acontecer de 16 a 18 de novembro, no Expominas, terá, este ano, o mote da “data redonda” para se renovar e refletir sobre a própria trajetória iniciada em 2003. A necessidade de reflexão fica implícita no tema escolhido pelos organizadores para permear o evento: “Cafés do Brasil: avanços conquistados e os desafios para os próximos 10 anos”.
A extensa grade de conteúdos foi organizada em três pilares: agronegócio, cafeteria e comercialização. Quem aparecer por lá poderá conferir apresentações sobre inteligência de mercado, cafeicultura sustentável e o futuro do café, com muitas oportunidades para novos produtores. Já está confirmada, para o primeiro dia, a palestra “Projeções Macro e Micro da economia”, com um dos principais economistas do país, Eduardo Giannetti.
Evento quer reforçar fomento aos negócios e networking
O diretor de planejamento da Café Editora, uma das realizadoras da SIC, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e o Sebrae Minas, Caio Alonso Fontes, disse que a ideia é trazer para essa edição “um resumo de todas as conquistas realizadas nesse período, debater o atual contexto e o futuro do setor, reforçando o protagonismo brasileiro na produção, exportação e consumo de café”.
Segundo ele, muitas empresas ganharam projeção na feira e tornaram-se referência. Por isso, o evento reforça ainda mais o fomento aos negócios e networking, com exposição de marcas, promoção de encontros, reuniões e cursos, além de oferecer aos visitantes uma experiência imersiva no universo da cafeicultura brasileira”.
“O mercado está aquecido, mas não só em volume de produção ou negócios. Existe uma grande busca pelo entendimento do cenário nacional e global, bem como dos recursos disponíveis para atendimento da agenda sustentável, geração de emprego e renda com as cooperativas e todo o ecossistema cada vez mais amplo que o café forma. A SIC conecta pessoas e empresas de forma estratégica, otimizando encontros entre quem produz e quem distribui que, de outra maneira, não aconteceriam ou levariam mais tempo”, finaliza Fontes.
Para Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg, o evento tem muito o que comemorar:
“Chegamos à décima edição comemorando essa evolução e com grande desejo de continuar oferecendo uma programação diversa, com uma rica troca de conhecimentos que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios em toda a cadeia produtiva. Minas Gerais é o maior produtor de café do país, e a SIC faz esta integração do nosso estado com os mercados nacionais e internacionais”.
Para Thales Almeida Pereira Fernandes, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a SIC é um evento estratégico e o espaço ideal para toda a cadeia produtiva refletir sobre os próximos passos da cafeicultura. “O café é carro-chefe das exportações do agro no estado, reconhecido internacionalmente como o maior produtor mundial, mas o nosso desafio é ir além. O Governo de Minas, tem apoiado o produtor para que ele invista na produção de cafés especiais, que têm preços diferenciados no mercado e demanda crescente. A SIC cumpre esse papel na medida em que coloca os produtores em contato com as novas tecnologias de plantio, beneficiamento da safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo do mercado”.
Roberto Simões, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas comentou que: “o evento é uma vitrine de tendências e reforça a condição do Brasil como o maior produtor de café do mundo. Dez anos após sua criação, maduro e consolidado entre os principais eventos mundiais, a SIC entrou definitivamente na agenda de todos os envolvidos com o café. Nesta edição, o evento terá uma programação especial voltada para o alinhamento do setor com as tendências mundiais e para quem procura por orientações técnicas e gerenciais, novas tecnologias, além de um ambiente propício para fazer bons negócios”.
Coffee of the Year
Neste sentido, atrações de sucesso da SIC também retornam turbinadas. O evento novamente será palco do concurso Coffee of the Year, premiação que reúne os melhores cafés nacionais na avaliação de especialistas certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), compradores e do público, possibilitando aos empresários, produtores, torrefadores, baristas, classificadores, traders e especialistas conhecerem os principais resultados e novidades da safra 2022, em primeira mão.
Outros espaços conhecidos e celebrados pelos visitantes também ocuparão o pavilhão do Expominas, caso da Cafeteria Modelo, que simula uma loja para realização de workshops gratuitos sobre gestão e exemplos de negócios, tipos de produtos e tecnologias para comercialização da bebida; da Torra Experience, em que especialistas apresentam em cursos, suas habilidades e dicas de torrefação; e do Encontro de Mulheres IWCA Brasil (International Women´s Coffee Alliance – Aliança Internacional das Mulheres do Café), com palestras realizadas por mulheres que atuam no setor.
A área de exposição contará com estandes de marcas que são referências no mercado, como Nespresso, Nescafé, Grupo Três Corações, Melitta, cooperativas, empresas de médio e pequeno portes e, também, aquelas que estão iniciando a trajetória no mercado e poderão ser conhecidas no Espaço Village.
Com números crescentes, o evento partiu de 13 mil visitantes, em 2013, para 23 mil profissionais qualificados e volume de negócios em R$ 50 milhões na última edição presencial, além de ter experimentado as versões virtual e híbrida, em 2020 e 2021, respectivamente, por conta da pandemia.
O credenciamento está disponível em
Serviço
Semana Internacional do Café 2022
De 16 a 18 de novembro, no ExpoMinas (MG)
Av. Amazonas, 6.200, Belo Horizonte.
Informações:
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