Reunir em um mesmo ambiente, produtores e especialistas para a troca de conhecimento e expansão agropecuária da região, difusão de tecnologias e fortalecimento do produtor rural. Esse é o mote da 3ª Feira Agrogenética, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ) e Núcleo Marchador das Gerais. O evento acontece entre 19 e 22 de outubro, das 8h às 22h, no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo, em Curvelo. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 2 mil pessoas.
Estão previstas palestras com convidados especiais, Pró-Genética, shopping de animais, estandes com empresas ligadas ao agronegócio e de equipamentos para comercialização, julgamento da raça Mangalarga Marchador e leilões com transmissão pelo canal do YouTube Lance Rural. Temas como plantio de soja, algodão e cooperativismo serão abordados. Além disso, egressos dos cursos do Sistema Faemg participam levando diversos produtos do agro para a tradicional Feira do Produtor, realizada às sextas, de 15h às 21h.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Thiago Álvares Guimarães, "é tempo de interação técnica e de buscar mais envolvimento com informações de valor do setor”. Segundo ele, a região está em pleno desenvolvimento, mostrando potencial para se tornar uma nova fronteira agrícola. “Contudo, é necessário que o produtor renove a autoestima e perceba sua capacidade e relevância para a economia não só da região, mas do país. Estar em sintonia com a situação que estamos vivendo em relação à expansão agrícola e o universo das metodologias produtivas é imprescindível”, comentou.
Guimarães contou que quando eles começaram a pensar no formato da feira queriam algo diferente, que fugisse dos formatos convencionais das feiras agropecuárias. “Queríamos agregar conhecimento, trazer novas ideias condizentes com a região de Curvelo que está se tornando uma nova fronteira agrícola. O conhecimento expande e transforma a vida das pessoas”, disse. O presidente disse ainda que gostaria de convidar a todos para prestigiarem o evento: “Quero que todos venham para entender como são os processos no meio rural, que o alimento não surge de um simples passar de cartão de crédito, que ele é muito mais que isso. Envolve carinho, pessoas dedicadas, que amam o meio ambiente e que tomam conta da terra porque ela é que traz o alimento pra gente”.
O evento contará com as presenças do presidente do Sistema Faemg, Antônio Pitangui de Salvo e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes. Os visitantes poderão assistir palestras sobre o tema, ver de perto os processos de produção da cadeia da carne, do leite e do grão; visitar estandes, conhecer implementos e as formas corretas de lidar com os animais. “Vai ser um momento de muito aprendizado, de muito networking. Será um prazer receber a todos”, reforçou o presidente do Sindicato.
Para participar das palestras é necessário fazer inscrição:
(*) Colaborou Josiane Moreira