A chef Sofia Marinho, mineira de Belo Horizonte, é adepta da culinária contemporânea e gosta bastante de usar a banana em seus pratos. “Acho que ela traz um toque doce, sem ser doce demais, possibilitando um sabor equilibrado”. A fruta também lhe desperta boas memórias de infância porque sempre esteve presente nos almoços da sua família. “Minha avó Glorinha gostava de servir banana à milanesa, frita, ou colocava um cestinho de banana crua no meio da mesa. Nunca faltava. Era como se fosse um cuidado, um carinho”.
A avó também fazia um prato que toda a família adorava: o ‘Arroz à Zeferina’, que era um arroz de forno com frango, queijo e camadas intercaladas de banana frita. “Hum… era uma delícia, tenho uma lembrança muito boa desse prato”.
Sofia é bióloga, mas sempre gostou de cozinhar. Abraçou a gastronomia, profissionalmente, em 2012 quando mudou-se para a cidade de Pipa, no Rio Grande do Norte. Lá, ela começou a trabalhar com massas artesanais, despretensiosamente, feitas em casa e vendidas sob encomenda. Deu tão certo que, logo depois, ela abriu um café e um restaurante. “Aprendi muito com os profissionais e o público local”, conta.
Em 2016, de volta a Belo Horizonte, Sofia trabalhou com os chefs Léo Paixão no restaurante Glouton e Máximo Battaglini. Em seguida, mudou-se para Porto Alegre onde fez muitos eventos, viagens e conheceu pequenos produtores. “Essa experiência me fez ver outras possibilidades para a gastronomia, fora dos restaurantes”.
Sofia gosta de misturar suas raízes com as experiências vividas nos lugares onde morou ou visitou. “Tudo me agrega, as coisas mais simples e triviais viram aprendizado”, disse. Esse ano, ela fundou a ‘Cozinha de Sofia’, um espaço de gastronomia, múltiplo, pensado e estruturado para receber diversos tipos de eventos, desde festas de aniversários a jantares especiais, mini-weddings, aulas, confrarias e workshops.
“A Cozinha de Sofia começou como um blog, em 2011, onde eu compartilhava minhas experiências gastronômicas, algumas receitas, dicas e truques culinários. Tive um retorno tão bom que, a partir daí, adotei o mesmo nome para todos os meus projetos, tanto como personal chef como professora de culinária”.
A pedido da Itatiaia, Sofia ensinou uma receita de Tartare de Banana, muito fácil, que todo mundo pode experimentar fazer em casa. “Acompanha bem, peixes, moquecas, camarões ou pode ser só uma ‘entradinha’, antes da refeição principal. Anota aí:
Tartare de Banana
1 banana da terra
1/2 cebola roxa
1/2 pimenta dedo de moça sem semente
Coentro
1/2 suco de limão caipira
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Corte a banana da terra em cubinhos. Corte também a cebola roxa, a pimenta dedo de moça e o coentro. Misture todos os ingredientes e está pronto!
(*) A Cozinha de Sofia fica na Rua do Ouro, nº 1725, Serra.