Particularmente sou radicalmente contra e qualquer ação que venha prejudicar o meio ambiente, a não ser àquelas previstas no Código Ambiental Brasileiro que é muito rigoroso mas também muito desobedecido.
As permissões previstas em lei são todas calculadas e previstas sem que haja quebra da cadeia ambiental. pode haver corte de árvores?
Sim! Dentro do estabelecido pelas normas ambientais tudo se recompõe sem prejuízos para a natureza.
Acontecem ações que causam pequenos danos e muitas vezes são executadas pela ignorância das pessoas? Também existe! E boa parte dos danos é provocada intencionalmente por pessoas sem a menor responsabilidade, é fato!
Existem ações dos fiscais e polícia ambiental que não têm o menor jogo de cintura na avaliação atos praticados? Existe sim! E muitas vezes as multas ultrapassam qualquer possibilidade de pagamento por parte do infrator. Se não há como pagar, o produtor fica bloqueado para financiamentos na agropecuária, até para se livrar da propriedade ele tem que quitar o débito, o que podemos esperar desse ruralista a partir daí? Um novo infrator em potencial.
As fiscalizações deveriam ser mais amparadas pelos governos com mais fiscais, melhor distribuição deles pelo país e melhores salários também, para que pudessem exercer a função com mais independência.
O projeto que está chegando a Câmara dos Deputados fala sobre uma dívida de 56 bilhões de reais de produtores rurais com o IBAMA. Para o autor do projeto, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) os produtores não têm condições de pagar um débito desse tamanho. Em contrapartida o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) entende que deverá haver uma renegociação coma maioria dos devedores. Alguns poderão ser perdoados. É sempre importante avaliar a gravidade de cada ação para um julgamento mais racional.
Talvez seja esse o melhor caminho para não haver muita injustiça. É também um caminho bem complexo, difícil de ser definido. O melhor seria se tivéssemos um código de leis rigoroso, mas explicativo, fácil de ser interpretado.