Trem chega pela primeira vez à futura estação no Aeroporto de Congonhas; confira

A viagem da Linha 17-Ouro foi realizada de teste; trens que partem da região do Morumbi poderão seguir em dois sentidos diferentes, Congonhas ou Avenida Washington Luís

Estação Aeroporto de Congonhas

Um trem da Linha 17-Ouro chegou pela primeira vez à futura estação Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, na manhã deste domingo (11). A viagem foi realizada de teste e faz parte dos preparativos para o início da operação da linha, previsto para março. As informações são da Agência SP.

O teste avaliou sistemas de sinalização e controle dos trens, condições da via e alinhamento da composição na plataforma.

Como foi o trajeto do teste

O percurso começou no Pátio Água Espraiada, estrutura localizada na região do Brooklin, zona sul da capital. O trem seguiu até a futura estação Brooklin Paulista, onde realizou o retorno em direção à estação Aeroporto de Congonhas, que fará a conexão direta do terminal aéreo com a rede sobre trilhos.

Durante o trajeto, o trem passou pela primeira vez pelo enlace que direciona as composições para Congonhas. Esse trecho é fundamental porque a Linha 17-Ouro terá formato de Y: os trens que partem da região do Morumbi poderão seguir em dois sentidos diferentes, Congonhas ou Avenida Washington Luís.

Onde passa a Linha 17-Ouro?

Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro é um monotrilho com 6,7 quilômetros de extensão, inteiramente localizado na zona sul de São Paulo. O traçado foi projetado para atender principalmente a região do eixo Avenida Jornalista Roberto Marinho – Água Espraiada, conectando bairros como:

  • Morumbi
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Vila Congonhas

A linha contará com oito estações e fará integração com outros modais:

  • Linha 9-Esmeralda (CPTM), na estação Morumbi, conectando o monotrilho às zonas oeste e sul da cidade;
  • Linha 5-Lilás (Metrô), na estação Campo Belo, ampliando o acesso ao restante da malha metroviária.

Situação das obras

Segundo a Agência SP, a estação Aeroporto de Congonhas está com cerca de 97% das obras concluídas, com trabalhos concentrados em acabamento interno, comunicação visual, entorno dos acessos e testes operacionais.

No total, a Linha 17-Ouro alcançou aproximadamente 95% de conclusão, após a retomada das obras em setembro de 2023. Dos 14 trens previstos, oito já estão em fase de testes.

A expectativa é que a Linha 17-Ouro entre em operação até o fim de março. Quando estiver em funcionamento, a linha deverá transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, segundo estimativas oficiais.

As informações desta matéria são da Agência SP, órgão de comunicação do governo paulista.

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...