Parque no litoral do Rio reúne 18 lagoas e 44 km de praias preservadas
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba abrange três municípios fluminenses e oferece paisagens naturais, trilhas e passeios de caiaque e bicicleta

O litoral norte do Rio de Janeiro abriga uma área de conservação que reúne praias preservadas, lagoas costeiras e uma grande diversidade de espécies. Criado em 1998, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba se estende pelos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã e protege um dos maiores trechos contínuos de restinga do litoral brasileiro.
A unidade de conservação tem 44 quilômetros de praias e cerca de 18 lagoas costeiras, entre elas as lagoas de Carapebus, Paulista, Comprida, de Jurubatiba e Encantada. O contraste entre a areia e os espelhos d’água é uma das características da paisagem local.
Lagoas e biodiversidade
Além das paisagens, o parque abriga uma variedade de espécies da fauna e da flora. A área serve de refúgio para plantas, peixes, anfíbios e aves migratórias e residentes, que utilizam o ecossistema para alimentação e reprodução.
Entre as possibilidades de contemplação da natureza estão caminhadas pelas trilhas em meio à vegetação de restinga e visitas às áreas próximas às lagoas. O início da manhã e o fim da tarde também são períodos indicados para apreciar a paisagem.
- Sala VIP do BH Airport é eleita a melhor do Brasil em premiação internacional
- Suspensão de voos da Gol: saiba como remarcar passagens ou pedir reembolso
Passeios de caiaque e bicicleta
A visita ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba também pode incluir atividades ao ar livre. Entre as opções estão passeios de caiaque pelo Canal Campos-Macaé, estrutura histórica do século XIX que atravessa a região, além de percursos de bicicleta e passeios em veículos autorizados.
Por ser uma unidade de conservação de proteção integral, o parque tem regras específicas para a visitação. O acesso de veículos é restrito em determinadas áreas, e as atividades devem respeitar as normas de preservação ambiental. O acompanhamento de condutores ambientais autorizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é indicado para os passeios.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.



