Itatiaia

Hotéis têm prazo até 20 de abril para adotar ficha digital de hóspedes

Nova ferramenta será obrigatória em menos de duas semanas e promete agilizar check-in e reduzir custos

Por
FNRH Digital vai agilizar o processo de check-in • Roberto Castro/MTur

O setor hoteleiro brasileiro tem até o próximo dia 20 de abril para se adaptar a uma nova exigência: a adoção integral da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital. A medida, que passa a valer em menos de duas semanas, foi implementada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serpro.

A partir da data, o uso da plataforma digital será obrigatório para todos os meios de hospedagem do país.

Governo vai zerar PIS/Cofins para conter alta do combustível da aviação

Check-in 

A FNRH Digital permitirá que hóspedes preencham seus dados antecipadamente por meio do sistema Gov.br, para reduzir o tempo de espera na recepção e simplificar o o processo de entrada.

A ferramenta também facilita o registro de turistas estrangeiros e deve diminuir custos operacionais para hotéis e pousadas.

Além disso, o sistema vai gerar dados estratégicos que podem auxiliar tanto o setor privado quanto o poder público no planejamento do turismo nacional.

Modernização do setor

Segundo o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a mudança representa um avanço importante para a hotelaria.

“Estamos modernizando a forma como turistas se hospedam no país e aprimorando a produção de dados para políticas públicas mais eficientes”, afirmou.

Adaptação exige atenção

Embora a plataforma esteja disponível desde novembro de 2025, o Ministério do Turismo reforça que os estabelecimentos precisam concluir a adaptação até o prazo final, independentemente de utilizarem sistemas próprios.

Para auxiliar na transição, foram disponibilizados materiais explicativos e canais de suporte com orientações sobre o uso da ferramenta.

Empresas de turismo abrem vagas de emprego; veja oportunidade

Segurança de dados

A implementação da ficha digital está prevista na atualização da Lei Geral do Turismo e segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados.

Segundo o governo, o acesso às informações será restrito a sistemas oficiais e pessoas autorizadas, reduzindo riscos de vazamento.

Turismo em alta

A mudança ocorre em um momento de crescimento do turismo no país. Em 2025, o Brasil recebeu 9,2 milhões de visitantes internacionais, alta de 37%, segundo a ONU Turismo.

Dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil também indicam aumento na ocupação e expansão do setor, com 133 projetos hoteleiros em andamento.

Por

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego e Concursos.