Belo Horizonte
Itatiaia

Portugal movimenta 2 milhões de toneladas de areia para ampliar praias no Algarve

Projeto prevê a movimentação de cerca de 2 milhões de toneladas de areia para recuperar a faixa de areia e reduzir os efeitos da erosão costeira

Por
Obras em praia de Algarve, em Portugal
Reprodução/ Diario Uno

Portugal iniciou uma ampla operação de recuperação costeira no Algarve, principal destino turístico do país. O projeto prevê a transferência de aproximadamente 2 milhões de toneladas de areia para ampliar praias e reduzir os impactos da erosão provocada pelo avanço do mar.

A intervenção ocorre entre as localidades de Quarteira e Garrão, no município de Loulé, uma das áreas mais visitadas do litoral português. A expectativa é aumentar em cerca de 37 metros a largura da faixa de areia ao longo de quase sete quilômetros de costa.

A iniciativa faz parte de uma estratégia para proteger o litoral e preservar a atividade turística da região, considerada um dos principais motores da economia portuguesa. Nos últimos anos, a erosão costeira tem avançado sobre diversas praias do Algarve, fenômeno associado a fatores naturais e intensificado pelas mudanças climáticas.

Como funciona o projeto

A obra utiliza uma técnica conhecida como alimentação artificial de praias. O processo consiste na retirada de areia de áreas submersas próximas à costa e no transporte do material para as praias por meio de dragagem e sistemas de tubulação.

Ao todo, serão transferidos cerca de 1,4 milhão de metros cúbicos de areia, volume equivalente a aproximadamente 2 milhões de toneladas. O investimento previsto é de cerca de 14,9 milhões de euros.

Segundo as autoridades portuguesas, a intervenção foi submetida a estudos de impacto ambiental e inclui medidas para monitorar os sedimentos depositados e preservar o patrimônio arqueológico subaquático existente na área de extração.

Números da operação

  • Cerca de 2 milhões de toneladas de areia movimentadas
  • Transferência de 1,4 milhão de metros cúbicos de sedimentos
  • Recuperação de 6,7 quilômetros de litoral
  • Ampliação média de 37 metros na faixa de areia
  • Investimento estimado em 14,9 milhões de euros, cerca de R$ 88 milhões

A expectativa é que a obra contribua para aumentar a proteção da costa e garantir melhores condições para moradores, visitantes e empreendimentos turísticos instalados na região.

Por

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.