Duas chuvas de meteoros iluminarão o céu nesta semana do Brasil. A primeira, Alpha Capricornídeos, atinge o seu ápice na madrugada desta quarta-feira (30), enquanto a Delta Aquáridas do Sul acontece na noite de quinta-feira (31). Os dois fenômenos podem ser vistos em qualquer parte do Brasil, a olho nu.
A chuva de meteoros que acontece na quarta (30) é conhecida pelo seu brilho, com uma taxa de cinco meteoros por hora. A Alpha Capricornídeos poderá ser vista igualmente bem em ambos os lados do equador, tomando conta, principalmente, da Constelação de Capricórnio, com meteoros com aspectos de bolas de fogo.
Já a Delta Aquarids, que acontece na madrugada de quinta (31), é mais intensa, com uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora. O fenômeno também pode ser visto no Brasil e acontece na Constelação de Aquário.
Ambas as chuvas de meteoro podem ser vistas a partir de 0h até o amanhecer do dia. Para melhor visualização do fenômeno, recomenda-se buscar locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades.
O que é uma chuva de meteoro?
Os meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre. A interação do meteoro com a atmosfera e o oxigênio faz com que ele se incendeie, causando luminosidade no céu, o que chamamos popularmente de “estrela cadente”.
A chuva acontece quando vários meteoros que saíram de um ponto comum cruzam o céu durante a noite. Esses meteoroides são fragmentos de rocha do tamanho de areia e seixos que foram liberados de seu cometa original. Alguns cometas não estão mais ativos e agora são chamados de asteroides.