Sistema Faemg Senar lança, em Varginha, pesquisa sobre safra de café em Minas
Levantamento adota nova metodologia e será apresentado em evento no Centro de Excelência em Cafeicultura

O Sistema Faemg Senar lança, nessa quarta-feira, 9 de setembro, em Varginha, a primeira Pesquisa Safra Café, levantamento inédito que vai estimar a produção de café arábica em Minas Gerais com base em informações coletadas diretamente nas propriedades rurais.
A pesquisa reúne dados sobre área cultivada, produtividade, colheita, produção já realizada, carga remanescente nas lavouras, condições climáticas e expectativas dos produtores. As informações serão analisadas por metodologia estatística, com validação do Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras. A proposta é fazer este levantamento todo ano, ampliando a disponibilidade de informações sobre a cafeicultura mineira.
A apresentação da pesquisa será feita em evento no Centro de Excelência em Cafeicultura, começando dia 9 às 8h30 e com previsão de término às 16h, e continuando dia 10 pela manhã. Interessados em participar podem buscar informações junto a Faemg, ou no Centro de Excelência em Cafeicultura de Varginha.
Além do lançamento da pesquisa, a programação desta quarta-feira terá apresentações sobre os principais desafios e perspectivas para o setor. Marcos Matos, diretor-executivo do Cecafé, abordará o cenário macroeconômico e geopolítico e seus impactos no mercado de café.
Rodolfo Osório, chefe-geral da Embrapa Café, discutirá o cenário da cafeicultura nacional, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Já os pesquisadores da Fundação Procafé Rodrigo Naves e André Moraes Reis apresentarão as perspectivas climáticas para o café 2026/27 e estratégias de manejo preventivo e reativo.
A programação será encerrada com Leandro Paiva, agrônomo e professor doutor do IF Sul de Minas, que tratará temas como pós-colheita e qualidade dos cafés arábica e canephora.
Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .



