Itatiaia

Monte Verde realiza 3ª edição do Festival Gastronomia nas Montanhas

Evento reúne 23 estabelecimentos entre 1º e 27 de setembro com oficinas, Cozinhas Show e atrações musicais gratuitas.

Por
Programação é gratuita. • Move/Divulgação

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, realiza entre os dias 1º e 27 de setembro a terceira edição do festival Gastronomia nas Montanhas. Ao todo, 23 estabelecimentos locais estão confirmados na programação, que inclui oficinas culinárias, jantares especiais e apresentações culturais.

As atividades acontecem diariamente nos restaurantes participantes e culminam em um grande encontro público no portal de entrada do distrito durante o último fim de semana do mês, entre os dias 25 e 27 de setembro. No local, o público terá acesso a estandes das empresas, demonstrações ao vivo nas chamadas Cozinhas Show e shows musicais com entrada gratuita.

A abertura do circuito no dia 1º de setembro conta com uma oficina de culinária ítalo-mineira no restaurante Manduca Artesanal. Já no dia 23, o Villa Donna Bistrô recebe um jantar festivo assinado pelos chefs Fagner Rodrigues e Carol Mesquita. No fim de semana de encerramento, o palco do evento integra o Circuito Sesc Amantikir, trazendo apresentações de jazz, blues e música instrumental.

A iniciativa é realizada pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e pela Prefeitura de Camanducaia, com apoio do Sebrae Minas e do Sindicato Patronal Serras Verdes. O Sebrae ofereceu consultoria técnica individual aos restaurantes por meio do programa Prepara Gastronomia, sob orientação do chef Fagner Fagundes, auxiliando na criação e precificação dos pratos.

A presidente da MOVE, Rebecca Wagner, destacou o impacto do projeto para o comércio local: “O festival fortalece o setor gastronômico de Monte Verde como um todo e ajuda a impulsionar o comércio local ao atrair muitos turistas e movimentar e estimular esse segmento no nosso distrito.”

O secretário de Turismo de Camanducaia, Leandro Schultz, também reforçou a relevância da ação: “O festival ocorre diariamente nos restaurantes e demais empresas do ramo gastronômico que se inscreveram, sendo que conta com uma agenda de oficinas especiais. E o evento contribui para o desenvolvimento dos estabelecimentos, do turismo e da economia de Monte Verde.”

Como prévia do festival, a pousada Suíça Mineira Garden recebe neste sábado, dia 22 de agosto, a partir das 13h30, o evento Mesa para 100. A experiência reúne cem convidados em uma mesa compartilhada de 40 metros para um almoço harmonizado idealizado pelo chef Helvécio Maciel.

Por

Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.

 

 

Belo Horizonte