Belo Horizonte
Itatiaia

Inmet coloca Varginha e Poços de Caldas em alerta para tempestade

O aviso de perigo potencial prevê queda de granizo e rajadas de vento nesta terça-feira. O órgão divulgou recomendações de segurança para os moradores.

Previsão indica chuva moderada e ventos fortes. • Inmet/Imagem Ilustraiva

As regiões de Varginha e Poços de Caldas entraram em um alerta meteorológico de tempestade. O aviso oficial foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, e enquadra as localidades na faixa de grau de severidade classificada como perigo potencial.

O monitoramento especial começou a valer a partir da meia-noite desta terça-feira (26), e se estende até as 23h59 do mesmo dia. Os meteorologistas apontam que o acumulado de água pode atingir marcas entre 20 e 30 milímetros por hora ou chegar ao teto de 50 milímetros ao longo de todo o período.

A previsão também indica a ocorrência de ventos intensos, com velocidades estimadas entre 40 e 60 quilômetros por hora, além de risco de queda de pedras de granizo. Apesar das condições instáveis, os técnicos avaliam que há baixo risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, alagamentos urbanos, estragos em plantações rurais ou quedas de galhos de grande porte.

Como desdobramento preventivo, as autoridades orientam a população a não buscar abrigo debaixo de árvores para evitar descargas elétricas e a deixar os veículos longe de placas de propaganda ou torres de transmissão. O uso de eletrônicos conectados diretamente nas tomadas deve ser evitado, e os moradores podem buscar suporte imediato pelos telefones 199, da Defesa Civil, ou 193, do Corpo de Bombeiros.