Belo Horizonte
Itatiaia

Eleições 2026: faltam seis meses para a votação de outubro

Brasileiros vão escolher representantes para seis cargos diferentes nas urnas; confira as funções e o que muda no Legislativo e no Executivo.

Por
Desta vez, o eleitor vai precisar escolher seis nomes na urna eletrônica. • Reprodução/TSE

No dia 4 de outubro de 2026, daqui a exatamente seis meses, mais de 150 milhões de eleitores brasileiros retornarão às urnas. O pleito deste ano é geral, o que significa que serão escolhidos desde os representantes estaduais até o próximo Presidente da República. Caso haja necessidade de segundo turno para os cargos do Executivo, a votação será no dia 25 de outubro.

A ordem de votação na urna eletrônica já está definida: primeiro o eleitor escolhe o deputado federal, seguido pelo deputado estadual (ou distrital). Depois, será a vez de votar em dois senadores diferentes. Por fim, o voto vai para governador e, para encerrar, presidente. É importante lembrar que, para o Senado, as vagas são renovadas em dois terços, totalizando 54 cadeiras em disputa no país.

Em Minas Gerais, os eleitores vão eleger 53 deputados federais e 77 estaduais. Enquanto deputados são eleitos pelo sistema proporcional (votos no partido e no candidato), os cargos de senador, governador e presidente seguem o sistema majoritário, onde ganha quem recebe mais votos. Para o Executivo, a vitória no primeiro turno exige a maioria absoluta dos votos válidos.

As competências de cada cargo também variam. O presidente e os governadores cuidam da administração pública e de áreas como saúde e segurança. Já os senadores e deputados são os responsáveis por criar leis e fiscalizar o governo. Para concorrer, é preciso ter a idade mínima exigida por lei, que vai de 21 anos para deputados até 35 anos para presidente e senadores.

Por

Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.