Itatiaia

Veja os efeitos que a síndrome de abstinência por antidepressivos causa em pacientes

Psiquiatra explica os efeitos que interrupção abrupta de medicamentos provoca

Por
Pacientes não devem suspender uso de medicamentos sem acompanhamento médico  • Imagem ilustrativa Pixabay

A síndrome de abstinência por antidepressivos é um dos efeitos em pacientes que interrompem abruptamente o uso de medicamentos. De acordo com o psiquiatra Guilherme Loss, o problema é mais recorrente em pessoas em tratamento por um período mais longo.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento. “Os sintomas podem variar a intensidade e a duração, dependendo do tipo de antidepressivo, da dose, do tempo, da adaptação do organismo e da resposta individual de cada organismo. Geralmente, esses sintomas incluem tontura, náuseas, vômito, dores de cabeça, fadiga e irritabilidade. Você pode ter um rebote de ansiedade, uma piora do quadro depressivo, pode ter insônia, sensações de disestesia , que é como se fossem choques elétricos e, em alguns casos, pode ocorrer suor e até mal-estar geral”, explicou o médico, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista no tratamento de depressão e outras doenças, como TDAH e síndrome do pânico.

Para tratar a síndrome de abstinência, a recomendação é procurar um psiquiatra e retomar o uso da medicação. Loss alerta ainda que a interrupção repentina pode pior o quadro do paciente.

“É importante que as pessoas entendam que essa interrupção tem que ser feita com orientação médica, uma retirada gradual. Alguns medicamentos que têm sintomas de abstinência mais importante são venlafaxina, paroxetina, duloxetina e, de alguma forma também, o citalopram e escitalopram”, exemplifica o psiquiatra.

“Os antidepressivos não causam dependência. Esses sintomas de abstinência é como se fossem resultado da perda do suporte”.

Por

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.