Itatiaia

Reino Unido alerta para aumento de superbactéria transmitida sexualmente

Bactéria está presente nas fezes e é transmitida pelo contato direto

Por
bactéria pneumonia resistente
Para frear o avanço da doença, as autoridades recomendam o uso de preservativo e higiene antes e depois do sexo • Divulgação/ IFSC

A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de infecções por shigella, uma bactéria altamente resistente a antibióticos. A infecção atinge o intestino e é transmitida pelo contato direto, inclusive por meio da relação sexual.

Segundo a agência, foram 2.560 casos de infecção por shigella no país em 2025. O número é maior do que os registrados em 2023 (2.052) e 2024 (2.318).

A bactéria que causa a doença está presente nas fezes, e uma pequena quantidade do microrganismo já é suficiente para causar infecção. Segundo a UKHSA, os casos associados à transmissão sexual são mais recorrentes entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens.

Os sintomas são parecidos com os de uma intoxicação alimentar. Os pacientes apresentam diarreia, cólicas abdominais e febre, normalmente entre um e quatro dias após o contato com a bactéria.

A agência aponta que, nos casos de transmissão sexual da doença, a resistência da bactéria a antibióticos pode ser ainda maior. Entre as amostras analisadas, 86% da cepa Shigella sonnei e 94% da Shigella flexneri apresentaram resistência. Mais da metade dos casos de Shigella sonnei mostrou resistência extensa a medicamentos.

Para frear o avanço da doença, as autoridades recomendam o uso de preservativo e higiene antes e depois das relações sexuais. “O aumento dos casos de Shigella transmitida sexualmente é preocupante, mas o risco pode ser reduzido com boa higiene durante e após o sexo, além do uso de preservativos, ajudando a proteger tanto você quanto seus parceiros", afirmou a chefe da seção de ISTs do UKHSA, Katy Sinka.

 

Por

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.