Itatiaia

PBH alerta para vacinação contra o sarampo; veja quem deve se imunizar

Belo Horizonte conta com tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola, nos 154 centros de saúde

Por
Imunização para o sarampo é recomendada pelo órgão
Primeira dose deve ser administrada aos 12 meses de idade • Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fez um alerta, nesta quarta-feira (19), para reforçar a importância da vacinação contra o sarampo. A vacina está disponível nos 154 centros de saúde da cidade e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.

A tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é indicada para crianças a partir de 12 meses de idade, adolescentes e adultos de até 59 anos que não tomaram as doses anteriores, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A primeira dose deve ser administrada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses, com reforço da tetraviral. Pessoas de cinco a 29 anos não vacinadas devem receber duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Adultos de 30 a 59 anos que não se vacinaram devem tomar somente uma dose. Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade.

Quem não deve tomar a vacina:

  • Gestantes
  • Pessoas com imunossupressão grave (como em casos de uso de quimioterapia antineoplásica, infecção pelo HIV com comprometimento imunológico grave, uso de medicamentos em doses imunossupressoras ou transplantados)
  • Indivíduos com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) a componentes da vacina, como neomicina
  • Crianças menores de 6 meses.

Dia D de Multivacinação

O Dia D da Campanha de Multivacinação será realizado em todo o Brasil neste sábado (22). O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos, que terão a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação com 20 imunizantes do Calendário Nacional, conforme a necessidade.

As vacinas disponíveis são as seguintes:

  • BCG;
  • Hepatite B;
  • Penta (DTP/Hib/HB);
  • Poliomielite (VIP);
  • Rotavírus humano;
  • Pneumocócica conjugada 10-valente e 20-valente;
  • Meningocócica C;
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Febre amarela;
  • Meningocócica ACWY;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Varicela;
  • DTP;
  • Hepatite A;
  • dT;
  • HPV4;
  • Dengue tetravalente.
Por

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

 

 

Belo Horizonte