Itatiaia

Dia dos Pais: psicóloga explica como presença paterna impacta os filhos

Especialista fala sobre desafios da paternidade e importância da presença

Por
Comerciantes antecipam métricas para o Dia dos Pais
Pexels

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo (9) no Brasil. Pensando nisso, a psicóloga Andrea Aguiar, durante participação no programa Acir Antão desta terça-feira (4), discute sobre a função do homem dentro da estrutura familiar.

“É difícil hoje em dia olhar para a paternidade porque ela apresenta vários desafios. Antigamente, a função do pai era ser apenas o provedor, o que lhe dava destaque social, e não se esperava mais nada. Só que o mundo mudou. Hoje, além de provedor, espera-se que ele seja emocionalmente presente”, disse a profissional.

A psicóloga afirma que os homens não foram preparados para serem emocionalmente presentes e, muitas vezes, se sentem perdidos com as exigências. “A palavra "obrigação" é pesada e gera resistência. Poderíamos pensar em colaboração. São dois adultos que resolveram constituir uma família e deveriam estar dispostos a colaborar para que a rotina fique mais leve”.

Andrea Aguiar detalha qual o impacto da ausência da paternidade para o desenvolvimento do ser humano. “Essa ausência, no dia a dia ou em momentos marcantes, gera na criança uma crença central de que ela não é importante. Esse adulto levará essa informação para a vida: se for demitido ou terminar um relacionamento, ele sentirá que é porque "não tem importância", quando na verdade são cursos da vida. O vínculo seguro construído pela presença permite que a pessoa lide com os desafios da vida sem se desestruturar emocionalmente”.

A psicóloga finaliza com uma mensagem especial: “Precisamos valorizar a figura do pai. Ambos os cuidadores são fundamentais para construir adultos emocionalmente saudáveis. Um pai presente, afetuoso e que acolhe dá segurança para o filho vencer na vida. Mais do que dar uma escola boa, ser um pai que traz segurança emocional é o maior patrimônio”.

Por

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

 

 

Belo Horizonte