BH amplia atendimento médico remoto em meio a alta de vírus respiratórios
Consultas são feitas de segunda a sexta-feira das 7h às 20h por meio do site da PBH

Belo Horizonte oferece atendimento médico remoto gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em maio, foram realizadas 6,3 mil teleconsultas, cerca de 25% relacionadas a doenças respiratórias. Nos primeiros 15 dias de junho, esse percentual já chegou a 35% dos atendimentos realizados.
Além da praticidade, as teleconsultas podem diminuir o contágio por vírus respiratórios ao evitar o deslocamento até uma unidade de saúde. A modalidade também reduz o tempo de espera do paciente e permite que os postos de saúde concentrem seus esforços nos casos que realmente necessitam de atendimento imediato.
"O serviço está disponível no site da PBH, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, para todos os munícipes maiores de dois anos que possuem um cadastro prévio em um dos 154 centros de saúde. O cadastro é muito simples: o usuário vai digitar o seu CPF e criar um login e senha para solicitar o atendimento médico”, afirma Renata Mourão, diretora de Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, em entrevista à Itatiaia.
O serviço conta com uma equipe formada por cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares administrativos. Somente neste ano, mais de 25,5 mil atendimentos remotos já foram realizados.
O paciente recebe orientações e ainda consegue receitas médicas, pedidos de exames e encaminhamentos por e-mail. O serviço também atende pessoas com sintomas de dengue, zika, chikungunya, diarreia e dores de cabeça.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



