Itatiaia

Anvisa suspende lote de linguiça suína defumada por contaminação de bactéria; saiba qual

A Anvisa suspendeu a venda e determinou o recolhimento de um lote de linguiça de carne suína defumada após a detecção de contaminação por Listeria monocytogenes

Por
Anvisa suspende lote de linguiça suína defumada por contaminação de bactéria; saiba qual • Reprodução kfqualidadeembutidos/ Instagram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta segunda-feira (26), a venda de um lote de linguiça de carne suína defumada da marca KF Embutidos. A decisão foi tomada após a detecção de contaminação bacteriana por Listeria monocytogenes, que representa risco à saúde do consumidor.

O lote específico afetado foi o 21/08/2026. A Anvisa determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição, propaganda e uso do produto. De acordo com a análise microbiológica realizada pela agência, a presença da bactéria pode causar listeriose, uma infecção alimentar grave.

A Listeria monocytogenes é uma bactéria perigosa que pode se desenvolver mesmo em ambientes refrigerados. Ela é frequentemente associada a alimentos como leites, queijos e frios fatiados que não são aquecidos antes do consumo.

Conforme a resolução 655/2022 da Anvisa, o recolhimento do produto é obrigatório. A empresa responsável, KF Embutidos, tem um prazo de 48 horas para comunicar a agência sobre as ações de recolhimento e adotar todas as medidas sanitárias necessárias.

Em nota, a KF Embutidos informou que as unidades do lote suspenso já foram recolhidas e que a Anvisa foi devidamente comunicada sobre as providências. A agência confirmou a informação.

Além disso, segundo a responsável técnica da empresa, uma nova avaliação já foi realizada, e o retorno da produção foi autorizado.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte