Belo Horizonte
Itatiaia

TSE vota nesta terça sobre uso de inteligência artificial nas eleições municipais

Além do uso de IA em campanhas eleitorais, os ministros também devem votar nesta terça regras sobre o Fundo Eleitoral e pesquisas eleitorais

Por
A sede do TSE, em Brasília • Divulgação/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar nesta terça-feira (27) as regras para regulamentação do uso de inteligência artificial nas campanhas de prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste ano de 2024. A relatora, ministra Cármen Lúcia, sugeriu que o uso da tecnologia seja feito sob a condição de que a informação sobre o uso da IA esteja explícita e em destaque.

A minuta sobre o tema foi apresentada pelo TSE em janeiro. De lá para cá, foram realizadas audiências públicas para receber sugestões sobre as normas eleitorais. A regra veta “qualquer conteúdo fabricado e manipulado” com informações que possam impactar o resultado e o equilíbrio das eleições.

Além do uso de IA em campanhas eleitorais, os ministros também devem votar, nesta terça, regras sobre o Fundo Eleitoral e pesquisas eleitorais.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Por

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.