Itatiaia

Suspeito de agredir Duda Salabert e assessor é preso na Grande BH

A agressão contra a deputada federal e o assessor ocorreu em setembro deste ano, quando os dois apuravam uma denúncia de extração irregular de minério próximo de Nova Lima

Por e 
Geraldo Magela/Agência Senado.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, nesta quarta-feira (28), um dos homens suspeitos de agredir a deputada federal reeleita Duda Salabert (PSOL) e o assessor dela, o ex-candidato à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Felipe Gomes (PSOL), em setembro deste ano. Conforme apurado pela Itatiaia, a prisão aconteceu no bairro Várzea das Flores, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A parlamentar denunciou ter sido agredida na madrugada do dia 4 de setembro, em uma área próxima ao acesso a Nova Lima, na Grande BH. Segundo o boletim de ocorrência registrado, ela e o assessor estavam no local para apurar a existência de um suposto espaço de extração irregular de minério quando foram abordados por alguns homens.

Duda relatou à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que, após a abordagem, tentou deixar o local com o assessor, descendo por um barranco. Os dois, no entanto, caíram e foram alcançados pelos suspeitos.

A deputada relatou que um dos homens teria segurado Felipe Gomes, enquanto o outro tomou o celular da mão de Duda, que gravava a situação, e o arremessou. O assessor da parlamentar foi agredido com chutes na cabeça e no corpo, e ela também sofreu agressões. Após a ação, os suspeitos fugiram.

Duda e Felipe conseguiram chegar às instalações da Copasa, onde pediram ajuda e acionaram uma equipe da PMMG. Posteriormente, o assessor retornou ao local do crime e recuperou os aparelhos celulares.

Na época, os suspeitos foram procurados na região, mas não foram localizados.

A Itatiaia procurou a assessoria da deputada, que, em nota, afirmou que a foi surpreendida com a informação. Ela disse que é "fundamental" que as investigações avancem para "desmantelar toda a rede criminosa, principalmente quem compra o minério ilegal e financia essa cadeia". "Não vão nos intimidar. Seguirei colocando meu corpo a disposição do enfrentamento à mineração ilegal e de quem lucra com a destruição de Minas Gerais".

Veja vídeo:

Assistir vídeo:
Por

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.

Por

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem anterior pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, integra a cobertura da editoria de Política.

 

 

Belo Horizonte