Senado aprova criação do Dia da Axé Music; texto vai à sanção de Lula
Homenagem será comemorada em 17 de fevereiro, data do domingo de Carnaval após o lançamento da música 'Fricote'

O Senado aprovou na quarta-feira (2) o projeto de lei que o Dia Nacional da Axé Music. Como já recebeu o aval da Câmara, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pela proposta, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a homenagem será comemorada em 17 de fevereiro, data do domingo de Carnaval após o lançamento da música “Fricote”, do cantor baiano Luiz Caldas. A canção, também conhecida como “Nega do Cabelo Duro", foi um dos grandes sucessos de 1985 e é considerada precursora do axé.
“Mais do que entretenimento, o gênero expressa valores de resistência, celebração e coletividade, sendo vetor de inclusão social e econômica, sobretudo no estado da Bahia, onde impulsiona a geração de emprego e renda, especialmente durante o ciclo carnavalesco", argumentou a relatora.
Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia



