Ouvindo...

Recondução de Paulo Gonet como PGR depende de aprovação do Senado

Lula renova mandato de Paulo Gonet na PGR às vésperas do julgamento de Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a recondução de Paulo Gonet Branco ao cargo de procurador-geral da República (PGR) para mais dois anos de mandato. O atual período de Gonet se encerraria em dezembro.

De acordo com a CNN Brasil, governo federal vai encaminhar já nesta quinta-feira (28) ao Senado Federal a indicação de Gonet.

O nome do procurador-geral terá de ser novamente sabatinado e votado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Só depois será submetido ao plenário da Casa. Em 2023, Gonet foi aprovado com o voto favorável de 65 senadores e contrário de 11.

Leia também

Quem é Paulo Gonet

Nascido em Brasília em 1961, Paulo Gonet Branco é jurista e professor. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), ingressou no Ministério Público Federal em 1987. Reconhecido por sua atuação técnica e discreta, é autor de obras jurídicas de referência e professor de Direito Constitucional no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), fundado por Gilmar Mendes. Foi nomeado por Lula como Procurador-Geral da República em 2023, sendo reconduzido ao cargo em 2025.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia