Prefeitos da RMBH reivindicam recursos do acordo de Mariana para limpar Rio das Velhas
Apesar de as cidades não terem sido atingidas pelo rompimento, caso seja feito um acordo nos moldes do de Brumadinho, cidades fora do Rio Doce esperam ser contempladas

O prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), se reuniu em Brasília, nesta quinta-feira (15), com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para reivindicar a inclusão do desassoreamento do Rio das Velhas no acordo de Mariana. Ele também esteve com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Apesar das cidades da Região Metropolitana não terem sido atingidas, segundo o prefeito, é possivel que ocorra o mesmo que aconteceu com o acordo de Brumadinho.
"A bem da verdade, nós viemos para uma reunião com o ministro Alexandre Silveira e trazendo pra ele, deu uma reivindicação que já foi, outrora, objeto de um ofício nosso dos prefeitos de Sabará, Nova Lima, Rio Acima, Raposos e Santa Luzia, que é no que se refere ao desassoreamento do Rio das Velhas e a construção da macrodrenagem dessa área de inundação. Por quê? Dentro do acordo de Brumadinho, o recurso daquela época, da ordem de 37 bilhões, foi partilhado em diversas ações pelo estado de Minas Gerais e se constrói agora um novo acordo que é de Mariana, com volume que já se fala de 50 bilhões de reais", explicou o prefeito.
De acordo com ele, o documento com a reivindicação foi entregue a representantes do governo federal e da justiça. "Isso foi entregue ao procurador-geral, Jarbas Soares. Também ao ministro Alexandre, ao presidente da Assembleia, ao Tribunal de Justiça, enfim, a todos os orgãos, ao governo do Estado, para estudar uma possibilidade de parte desse recurso, se porventura for distribuído a exemplo do que foi Brumadinho, vem a contemplar o desassoreamento da calha do Rio das Velhas que traz tantos transtornos para essas populações ribeirinhas", completou.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.



