Itatiaia

Ipespe/Abrapel: Flávio Bolsonaro tem 50,5% dos válidos; Lula, 49,5%

A Ipespe/Abrapel entrevistou 1.500 eleitores em todo o país, entre os dias 20 e 22 de outubro, através de entrevistas por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos

Por
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) vão ao segundo turno nas eleições deste ano
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) vão ao segundo turno nas eleições deste ano • Divulgação/Campanhas

A pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada, nesta sexa-feira (23), apontou um empate técnico na disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais de 2026. O levantamento mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com 50,5% das intenções de votos válidos, enquanto o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 49,5%.

O cenário considera somente os votos válidos, ou seja, descartados brancos e nulos, assim como no critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado configura um empate técnico na margem de erro, que é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Desde o início dos levantamentos realizados após o primeiro turno, há uma tendência de aproximação entre os candidatos. Na primeira pesquisa, realizada dois dias após a primeira rodada da votação, Flávio Bolsonaro marcava 52,7% das intenções de voto para o segundo turno, ante 47,3% de Lula. Naquele momento, a diferença estava além da margem de erro.

Com 100% das urnas apuradas em primeiro turno, Flávio teve 47,03%, com 56,1 milhões de votos. Lula chegou a 45,16%, com 53,8 milhões.

Com pouco menos de dois pontos percentuais de diferença, a margem de votos observada entre Flávio Bolsonaro e Lula foi a menor desde a redemocratização.

A Ipespe/Abrapel entrevistou 1.500 eleitores em todo o país, entre os dias 20 e 22 de outubro, através de entrevistas por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04350/2026.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte