Flávio e Lula se enfrentam em último debate antes do segundo turno nesta sexta (23)
Debate terá quatro blocos, com perguntas sobre temas específicos e temas livres, além das considerações finais dos dois candidatos ao Palácio do Planalto

O último debate presidencial antes da votação de domingo (25) acontece nesta sexta-feira (23).
O encontro entre o presidente Lula (PT), candidato à reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que disputa o Palácio do Planalto pela primeira vez, será transmitido a partir das 21h20, no horário de Brasília, pela TV Globo, com mediação do jornalista César Tralli.
O programa terá quatro blocos de perguntas e respostas, além das considerações finais dos dois candidatos. Segundo a emissora, a proposta é permitir que tanto Flávio quanto Lula apresentem e discutam seus planos de governo.
Os três primeiros blocos terão temas específicos. No primeiro, serão seis rodadas de perguntas sobre questões relacionadas às diferentes regiões do país e um tema prioritário em nível nacional.
Cada candidato terá três minutos por rodada, distribuídos entre pergunta, resposta, réplica e tréplica.
No segundo e no terceiro blocos, Lula e Flávio escolherão os temas e farão perguntas um ao outro. O quarto e último bloco terá tema livre, com cada candidato dispondo de oito minutos de fala, sem limite de intervenções.
No último domingo (18), o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o petista se encontraram no debate promovido pela TV Band, marcado por diversos ataques, uma plateia repleta de parlamentares e discussões acaloradas.
Para evitar provocações como as que ocorreram no debate do Grupo Bandeirantes, quando Flávio se posicionava atrás de Lula durante as falas do presidente, a TV Globo estabeleceu que o candidato que estiver com a palavra nos três primeiros blocos poderá se movimentar pelo cenário, enquanto o adversário deverá permanecer no lugar determinado para ele, aguardando sua vez de falar.
Somente no último bloco os candidatos poderão circular livremente pelo cenário.
Sem checagem
Apesar dos pedidos públicos feitos por meio de petições e de manifestações de parlamentares, como a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a Globo optou por não realizar uma checagem em tempo real das falas dos candidatos durante a transmissão televisiva.
O portal g1 fará verificações na página Fato ou Fake. A Folha de S.Paulo e a Agência Lupa também analisarão as falas dos candidatos ao longo do debate, com publicações em seus sites e transmissões no Instagram.
A previsão é que, após o debate, Lula e Flávio possam participar de entrevistas coletivas com jornalistas, com duração de dez minutos para cada um. A ordem, definida por sorteio com representantes do PT e do PL, determinou que o atual presidente fale primeiro, seguido pelo senador.
Veja vídeo:
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem anterior pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, integra a cobertura da editoria de Política.



