Belo Horizonte
Itatiaia

Partidos definem presidências de 9 das 16 comissões do Senado; saiba quais

Senadores bolsonaristas comandarão os colegiados de Direitos Humanos, Segurança Pública e Infraestrutura, enquanto o PT ficará com Educação e Meio Ambiente

Por
Os senadores Eduardo Girão e Cleitinho Azevedo
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária.

As bancadas do Senado já definiram as presidências de nove das 16 comissões permanentes da Casa. A instalação dos colegiados, no entanto, deve ficar para as próximas semanas.

Essa definição segue a proporcionalidade, ou seja, os maiores partidos têm preferência na escolha de comissões.

Considerada a mais importante, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será presidida por Otto Alencar (PSD-BA), uma vez que o PSD tem a maior bancada, com 15 senadores. O colegiado é responsável por analisar todos os projetos antes da votação em plenário.

A legenda também ficará com a Comissão de Relações Exteriores, que será chefiada por Nelsinho Trad (PSD-MS).

Bolsonaristas conquistam três comissões

Com espaço reduzido a uma comissão na última gestão, em razão de ter lançado Rogério Marinho (PL-RN) contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na eleição para a presidência do Senado em 2023, o PL terá duas comissões neste ano.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comandará o colegiado de Segurança Pública, enquanto Marcos Rogério (PL-RO) presidirá a Comissão de Infraestrutura.

Já a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) será a próxima presidente da Comissão de Direitos Humanos. Ela foi ministra da área durante o governo Bolsonaro (PL).

Por

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Tópicos