Moraes rejeita alegações e mantém ação contra Bolsonaro por tentativa de golpe
Ministro considerou que argumentos apresentados pelas defesas dos réus já foram examinados e rejeitados durante o recebimento da denúncia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou na quarta-feira (30) as alegações preliminares apresentadas pelas defesas dos réus do núcleo 1 da suposta tentativa de golpe de Estado. Com isso, o magistrado manteve a tramitação da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo.
Os advogados alegaram, entre outros pontos, cerceamento de defesa, incompetência do Supremo para julgar o caso, suspeição do relator e necessidade de julgamento conjunto com outras denúncias relativas aos mesmos fatos.
Segundo Moraes, a denúncia demonstrou, de maneira suficiente, a materialidade e os indícios de autoria. Ele também sustentou que as defesas dos réus não trouxeram nenhuma das hipóteses legais para o reconhecimento da absolvição sumária.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.



