Itatiaia

Ministro de Minas e Energia confirma entrada do Brasil em fórum ligado a Opep

Grupo reúne os maiores produtores de petróleo do mundo e controla o preço do barril vendido internacionalmente

Por
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. • Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou nesta terça-feira (18) que o Brasil aderiu a Carta de Cooperação entre Países Produtores de Petróleo (CoC) para fazer parte do fórum de discussão da Opep - cartel que reúne os principais produtores de petróleo do mundo.

"Nós não temos que nos envergonhar, todos sabem a posição de ser produtor de petróleo. Claro que não. O Brasil precisa crescer, se desenvolver, gerar renda, gerar emprego, gerar oportunidade, gerar tributos adequados para poder aplicar em educação, aplicar em segurança, aplicar em saúde. E o petróleo ainda é uma fonte energética global", defendeu.

Oficialmente, fazem parte da Opep Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Venezuela, Iraque, Argélia, Gabão, Líbia, Nigéria, República do Congo, e Emirados Árabes Unidos. Os países da Opep decidem juntos quanto petróleo será produzido e vendido no mercado. Isso é importante porque se a oferta de petróleo é alta, o preço cai, e se a oferta é baixa, o preço sobe.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte