Belo Horizonte
Itatiaia

Ministra da Saúde minimiza pressão de ala do Congresso e diz que relação é de ‘diálogo’

Nísia Trindade afirmou que relação com o Parlamento é 'republicana' e pautada por interesses do SUS

Por e 
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, concede entrevista à Itatiaia
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, concede entrevista à Itatiaia • Itatiaia

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, minimizou, nesta sexta-feira (26), a pressão sofrida por parte do Congresso Nacional — especialmente de parlamentares do “Centrão”. Segundo ela, em entrevista exclusiva à Itatiaia, a relação com o Legislativo é “republicana” e marcada por “diálogo”.

“A política de saúde é do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é republicana e tem de ser para fortalecer a saúde da população. Minha relação com o Congresso é de diálogo e defesa dos interesses. Eu mesma tenho reuniões com bancadas de estados e partidos específicos e coloco as demandas da saúde. A questão da política trato nos marcos de visão da democracia, da República e de defesa do SUS”, disse.

“Eu trato, quase que semanalmente com o presidente Lula, dos pontos principais da pasta. O presidente Lula, em público, tem manifestado convicção de que a saúde está no rumo certo e que é importante fortalecer essa política”, pontuou.

Sem dicotomia

Em meio a reivindicações de parte do Congresso e de setores do PT por mais espaço no Ministério da Saúde, Nísia refutou a existência de uma dicotomia entre quadros técnicos e políticos.

“Não vejo a vida entre técnicos versus políticos. Sou uma pesquisadora com 37 anos de saúde pública. Particularmente na gestão da Fiocruz, lidei com o atual presidente da Câmara, que já era liderança da Câmara. Lidei com senadores - à época o senador Alcolumbre (era o presidente do Senado) e deputados de todos os partidos, que me perguntavam aquilo que o Ministério da Saúde não dizia: o que fazer frente à Covid. Então, tenho uma longa experiência nesse tipo de relação”, explicou.

“É claro que o governo federal nos coloca em outro desafio, que busco cumprir tendo clareza do que estamos fazendo: garantir fortalecimento do SUS para qualidade de saúde da população, retomando programas como o Farmácia Popular e ampliando o Mais Médicos, que chega, agora, a 25 mil médicos no país”, completou.

Por

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Por

Eustáquio Ramos tem quase 30 anos de carreira, sendo 25 anos na Itatiaia, onde apresenta o Jornal da Itatiaia 1ª Edição e é repórter especial de Política. É pós-graduado em Comunicação Empresarial. Coautor da Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro e do Manual de Pronúncia da Itatiaia. Já teve passagens também pela TV Assembleia, TV Bandeirantes, TV Horizonte, Record, Alterosa e Canal 23.