Metrô de BH: Governo de Minas aprova licença ambiental para construção da linha 2
Reunião do Copam aprovou concessão de licença por unanimidade

O Conselho de Política Ambiental (Copam) aprovou por 11 votos favoráveis e 1 suspeição a licença ambiental referente à construção da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte.A aprovação ocorreu em uma votação virtual que foi finalizada na tarde desta quarta-feira (24).
Um dos conselheiros que votou favorável ao licenciamento, Adriano Nascimento Manetta, classificou a aprovação como histórica e elogiou o parecer apresentado para avaliação.
Representantes de entidades como Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), Conselhos Engenharia e Agronomia (Crea) e Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), entre outros órgãos.
Processo começou em março
A Fundação Estadual do Meio Ambiente informou que o processo de licenciamento da linha 2 do Metrô Metropolitano foi formalizado no órgão ambiental em 11 de março de 2024, tendo um prazo legal para análise de até seis meses. No entanto, a pasta diz que o projeto é prioritário para o Governo de Minas e para a população de Belo Horizonte.
Por conta disso, o Estado tomou a decisão antecipar a discussão para o mês de julho. Segundo a Feam, a previsão é de que as obras da Linha 2 comecem em setembro de 2024.
"Isso representa um adiantamento em relação aos marcos previstos em contrato, já que, de acordo com o evento, as primeiras obras da Linha 2 deveriam começar 36 meses após a assinatura do contrato, ou seja, em março de 2026", ressaltou a pasta estadual.
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.



