Belo Horizonte
Itatiaia

Manifestação de universitários termina em confusão e agressão de vereadores em SP

Estudantes da USP, Unicamp e Unesp são os responsáveis pelo ato que ocorria em frente ao Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp)

Por, de São Paulo
Confusão tomou conta de uma manifestação universitária em São Paulo
Confusão tomou conta de uma manifestação universitária em São Paulo • Instagram/Reprodução

Uma manifestação de universitários terminou em confusão e agressões, na tarde desta segunda-feira (11), na Praça da República, no Centro de São Paulo. Vereadores que foram ao local afirmam que foram agredidos pelos estudantes.

Estudantes da USP, Unicamp e Unesp são os responsáveis pelo ato que ocorria em frente ao Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp).

Em suas redes sociais, o vereador Adrilles Jorge (União) divulgou um vídeo do momento em que ele foi agredido pelos estudantes. O vereador Rubinho Nunes (União), afirma que também foi agredido na manifestação. A assessoria de Rubinho diz que ele teve o nariz fraturado durante a manifestação e precisou ser encaminhado ao Hospital São Luiz Morumbi.

“O que vimos hoje não foi uma manifestação democrática, mas um ambiente tomado por radicalismo, intolerância e comportamento agressivo. Nenhuma democracia se sustenta quando grupos organizados tentam substituir o debate pela intimidação e pela violência”, afirmou Rubinho Nunes.

No domingo, a Polícia Militar realizou uma ação de desocupação da reitoria da USP. A ocupação havia começado na última quinta-feira (7). Os estudantes reclamaram da violência policial.

A USP classificou a invasão do prédio da reitoria como uma "escalada de violência" que provocou "danos ao patrimônio público". Os universitários pedem melhorias nas moradias, na alimentação e nas bolsas estudantis. A reportagem não conseguiu contato com representantes dos estudantes. O espaço continua aberto.

Por

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.