Belo Horizonte
Itatiaia

Lula rebate chanceler alemão e diz que Berlim não oferece 10% da qualidade de Belém

A declaração do alemão causou um desconforto diplomático. Lula rebateu: 'Deveria ter aproveitado a cultura'

Por
Quaest: Lula tem 30% das intenções de voto; nomes da direita juntos, 51% | CNN Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva • Créditos: CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta terça-feira (18) uma fala do chanceler alemão Friedrich Merz, que criticou Belém (PA), cidade que tem sido sede da COP30.

"O primeiro-ministro da Alemanha [Merz] esses dias se queixou: 'Ah eu fui em Belém, mas voltei logo porque eu gosto mesmo é de Berlim'. Ele, na verdade, deveria ter ido em um boteco no Pará, deveria ter dançado no Pará, ele deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém. E eu falava toda hora, coma maniçoba", disse Lula.

Durante discurso no interior de Tocantins, Lula também disse que Merz deveria ter aproveitado a cultura e a culinária paraenses durante a visita ao Brasil. E afirmou que Berlim, capital da Alemanha, não oferece "10% da qualidade de Belém".

Por

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Tópicos