Itatiaia

Lula critica salário de professores e diz que governo deve criar incentivo às carreiras

Presidente diz que docentes recebem ‘merreca’ para trabalhar muito e citou a ideia de incentivar jovens que prestaram o Enem a lecionarem em sala de aula

Por
Além de SP, Lula avalia viagens ao Nordeste antes do 1º turno | CNN Brasil
Além de SP, Lula avalia viagens ao Nordeste antes do 1º turno | CNN Brasil • Créditos: CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (16) a falta de interesse em profissionais que desejam trabalhar como professor no Brasil. Classificando o salário recebido pelos docentes como ‘merreca’, o presidente citou a ideia de incentivar jovens que prestaram o Enem a lecionarem em sala de aula.

No país, o piso salarial dos professores neste ano é de R$ 4.580,57, válido para a rede pública de todo o país, com jornada de ao menos 40 horas semanais. Contudo, é comum que em muitos estados a média salarial paga seja menor que o piso, com contratações de professores com jornada inferior a 40 horas semanais.

Apagão de professores no Brasil

Segundo um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em maio deste ano, o Brasil pode viver apagão de professores com formação específica em diversas áreas dos ensinos fundamental e médio.

Segundo o estudo, é grande a carência de profissionais em várias disciplinas e alto o número de professores que atuam em áreas diferentes de sua formação. Por exemplo, professor formado em matemática dando aula de física e química, ou professor de português em turmas de língua estrangeira.

De acordo com o Inep, no país, 60% dos professores de sociologia não tem formação na disciplina. O mesmo ocorre com cerda da metade dos professores de língua estrangeira, de física e filosofia.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte