Belo Horizonte
Itatiaia

Lula comunica Múcio que PF não vai participar de desfile de 7 de setembro

Segundo apurou a CNN, o ministro foi avisado da decisão do presidente no sábado, durante reunião promovida no Palácio da Alvorada

Por
Lula recebe comandante do Exército, Tomás Paiva, sob olhar de José Múcio
Lula recebe comandante do Exército, Tomás Paiva, sob olhar de José Múcio • Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que a Polícia Federal, a Polícia Militar e o Detran do Distrito Federal DF não vão participar do desfile de 7 de setembro deste ano.

Segundo apurou a CNN, o ministro foi avisado da decisão do presidente no sábado, durante reunião promovida no Palácio da Alvorada e revelada pela CNN.

O objetivo da ausência das forças policiais seria reduzir a duração do desfile. A notícia de que a Polícia Federal não participaria das comemorações, no entanto, gerou mal-estar.

Recentemente, a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado por um militar, disputaram a segurança pessoal de Lula.

A CNN apurou que a equipe do Ministério da Defesa contatou a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República para desfazer o mal-entendido.

Além disso, Múcio telefonou para o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para explicar a decisão presidencial.

O presidente planeja fazer, neste ano, um desfile cívico-militar no 7 de Setembro que represente um contraponto aos que eram promovidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A ideia, segundo relatos feitos por assessores do governo à CNN, é promover uma cerimônia sem conotação partidária.

O objetivo é tentar dissociar o 7 de Setembro da gestão passada. Em anos anteriores, Bolsonaro costumava promover eventos político-partidários, com a grande presença de apoiadores, depois do desfile na Esplanada dos Ministérios.

Por isso, auxiliares palacianos defendem que, no dia, Lula evite fazer discurso público, diferenciando-se de seu antecessor. O governo federal avalia ainda adotar um slogan que remeta o feriado nacional a uma data de todos os brasileiros.

Em contrato publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Secom estima um gasto de R$ 3,1 milhões com “planejamento, coordenação, supervisão e execução” da festividade.

Em 2022, ano do Bicentenário da Independência, a previsão da Secom foi de R$ 3,4 milhões, em valor corrigido pela inflação do período.

Para este ano, o edital aberto pelo governo petista calcula uma capacidade de público de cerca de 40 mil pessoas, “sendo 30 mil acomodadas nas arquibancadas e 10 mil pessoas de público circulante nas imediações do desfile”.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.