Itatiaia

Leilão do arroz: ministro de Lula diz que vai pedir demissão de diretor da Conab na segunda-feira

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que pedido de demissão de Thiago José dos Santos recebeu aval do ministro da Agricultura

Por
Média de preços de venda do arroz no mercado interno segue bem abaixo • Divulgação Emater-MG

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, confirmou, neste sábado (22), ter solicitado a exoneração do diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos.

O ministro informou à reportagem da CNN que a decisão foi acordada com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

“Vou mandar o pedido [de demissão] para o conselho de administração da Conab na segunda-feira (24)”, disse o ministro.

Veja mais: Governo admite que pode desistir de leilão para compra de arroz importado

Os problemas detectados pelo governo federal no leilão do arroz geraram desgaste para o Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a realização do leilão, mas admitiu ontem que ele foi suspenso por “falcatruas de uma empresa” que participou do certame.

Apesar de ter remarcado o leilão, o Ministério da Agricultura e Abastecimento admite que o leilão pode ser cancelado e que o governo pode desistir da importação do arroz.

‘Diretor do arroz’

Thiago José dos Santos é conhecido como o “diretor do arroz” e foi assessor do ex-deputado federal Neri Geller, demitido na semana passada da Secretaria de Política Agricultura do Ministério da Agricultura após a polêmica envolvendo irregularidades no leilão do arroz, que acabou sendo anulado pelo governo federal.

A demissão ocorreu após a revelação de que o ex-assessor e sócio de Geller, Robson França, atuou como corretor no leilão posteriormente anulado.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte