Belo Horizonte
Itatiaia

IBGE: 1 a cada 4 brasileiros vive em condições precárias de esgoto

Dados evidenciam as desigualdades regionais do país, onde mais da metade da população não tem esgoto

Por
0,6% dos brasileiros mora em casas sem banheiro ou sanitário • Fernando Frazão/Agência Brasil

Morando em casas que não têm ligação com a rede geral de esgoto, 23,4% dos brasileiros têm seus resíduos jogados em valas, buracos, rios ou simplesmente não têm banheiros em casa. É o que apontam os novos dados divulgados do Censo Demográfico de 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta sexta-feira (23).

A "fossa rudimentar ou buraco" era a forma de esgotamento sanitário de 19,4% da população. Com menores proporções aparecem o esgotamento diretamente em rios, lagos, córregos ou no mar (2,0%), o esgotamento por vala (1,5%) e o esgotamento por outras formas (0,7%).

De acordo com o IBGE, em 2022, 62,5% da população era atendida por coleta de esgoto. Todos os estados registraram, entre 2010 e 2022, crescimento da proporção da população residindo em domicílios com coleta de esgoto e na proporção dos moradores com esgotamento por rede coletora ou fossa séptica.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Por

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.