Belo Horizonte
Itatiaia

Governo afasta servidor federal flagrado agredindo mulher e criança

CGU determinou afastamento cautelar de auditor e proibiu acesso a prédios e sistemas enquanto apurações seguem em andamento

Por
CGU diz avaliar impactos da decisão de Toffoli sobre acordo que envolve Odebrecht
Controladoria-Geral da União (CGU) • Divulgação

A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou nesta sexta-feira (26) o afastamento cautelar, por 60 dias, do auditor federal David Cosac Junior, flagrado em imagens agredindo uma mulher e uma criança no Distrito Federal.

“Determinar o afastamento cautelar do servidor David Cosac Junior, pelo prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado conforme necessidade e justificativa fundamentada, sem prejuízo da remuneração”, afirma a publicação em edição extra do Diário Oficial da União.

Além do afastamento, a CGU proibiu o servidor de acessar prédios do órgão e de utilizar sistemas institucionais enquanto as apurações estiverem em curso. Segundo a Controladoria, a medida busca preservar o ambiente institucional e garantir o regular andamento do processo administrativo.

A decisão foi tomada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinar à CGU a abertura de procedimento administrativo com vistas à responsabilização e possível expulsão do servidor do serviço público.

Em publicação nas redes sociais, Lula classificou o episódio como “inadmissível” e ressaltou a gravidade do caso por envolver um agente do Estado.

“A situação é inadmissível e precisa de uma resposta firme do Poder Público, considerando tratar-se de um servidor federal”, escreveu o presidente.

Por

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Tópicos