Belo Horizonte
Itatiaia

Filho de Newton Cardoso lamenta morte do pai nas redes sociais: 'imensa dor no coração'

Nas redes sociais, o deputado Newton Cardoso Júnior, disse que o pai dedicou a vida ao povo mineiro e que o momento é de “profunda tristeza”

Por e 
Newton Cardoso Júnior, deputado federal pelo MDB.  • Zeca Ribeiro | Câmara dos Deputados.

O deputado Newton Cardoso Júnior (MDB), filho do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso (MDB), publicou nas redes sociais uma nota lamentando a morte do pai. No comunicado oficial, disse que seguirá "adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez".

"Newtão", como era conhecido, faleceu na madrugada deste domingo (2). A causa da morte não foi divulgada, mas a família do ex-governador informou na sexta-feira (31) que ele estava internado.

Leia a mensagem publicada na íntegra:

"Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 2 de fevereiro de 2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi governador de Minas Gerais, vice-governador, prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, deputado federal por três mandatos.

O nosso 'trator' dedicou a vida à política e ao povo mineiro. Advogado, administrador, empresário e realizador, com atuação em diversos setores, contribuiu para a geração de emprego e o desenvolvimento do nosso estado.

Deixa um legado de grandes obras e realizações em cada parte de Minas, que jamais será esquecido.

Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade.

'Trator' de Minas Gerais

Newton Cardoso estava internado em um hospital de Belo Horizonte, mas a causa da internação não havia sido divulgada.

Cardoso presidiu a União Colegial de Minas Gerais e fundou a Casa do Estudante, ainda durante a vida estudantil. Nos anos 1960, filiou-se ao Partido Republicano, e, com o fim dos partidos políticos após o golpe militar de 1964, foi um dos fundadores do partido de oposição Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Assumiu o primeiro de três mandatos como prefeito de Contagem, na Grande BH, em 1972, e, em 1987, ocupou o cargo de governador do Estado de Minas Gerais, até 1991. Cardoso foi, ainda, vice-governador e deputado federal por três legislaturas.

Zema se pronunciou sobre a morte do ex-governador

Nas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também lamentou a morte de Newton. Em uma publicação, Zema disse que o medebista deixou "sua marca na política" e que a trajetória do político foi marcada por diálogo, carisma e resiliência.

Por

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Por

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.